Bento e o Benfica: "Nem no Natal há surpresas"
Paulo Bento não deixou passar este facto e lembrou que os benfiquistas podem terminar o jogo a dez pontos dos "verde-e-brancos" - "O Sporting ficará sempre à frente do Benfica. Esse para nós deve ser um facto importante e que devemos saber usar durante os 90 minutos." E assume o favoritismo leonino para o jogo.
Segundo Bento, são os "leões" quem manda em Alvalade, apesar dos desaires com o Paços (0-1) e Bayern (0-1) e o empate com o FC Porto (1-1). Boavista, Inter, Leiria e Sp. Braga chumbaram em casa do "leão". "Somos favoritos como contra o FC Porto. Jogamos em casa, estamos num bom momento, temos pontos de vantagem em relação ao adversário. Há algum favoritismo", disse o técnico. Do adversário diz não esperar surpresas: "Mesmo no Natal não há surpresas. Já nos conhecemos todos, os jogadores, a forma de jogar. Fazer surpresas, às vezes, fazemos é aos nossos", analisou.
O Benfica somou quatro derrotas, todas por números expressivos (encaixou sempre três golos nos jogos com Boavista, FC Porto, Celtic e Sp. Braga), nos jogos fora da Luz. Bento não vê que isso influencie o jogo de hoje: "Espero um Benfica forte, de qualidade. Não nos podemos guiar pelos resultados que tem conseguido fora de casa. É verdade que não tem conseguido grandes resultados, mas perspectivo um jogo complicado. Nem sempre a equipa que está mais bem classificada vence."
A incógnita Miccoli não preocupa o treinador do Sporting. "O Benfica é uma equipa forte. Já perdeu com Miccoli e sem Miccoli, tal como já ganhou com o mesmo jogador. Não vamos alterar nada em função da ausência ou não do Miccoli. Não estamos preocupados com isso."
O afastamento dos golos por parte de Liedson também foi referido por Bento. "Estaria mais preocupado se ele não tivesse oportunidades para fazer golos. Com alguma felicidade poderia ter um número de golos que seria normal para este momento da época. Não é normal o número de golos que tem. Não o escondo. Agora é normal a temporada que está a fazer. E isso deixa-me mais satisfeito e tranquilo do que se estivesse a fazer mais alguns golos e a não dar tanto à equipa".
O objectivo de Bento é sair de Alvalade mais sozinho na luta com o FC Porto: "É um jogo que todos gostam de jogar, é talvez o jogo mais mediático de qualquer campeonato. Quando entrarmos em campo teremos sete pontos de avanço. Temos outro objectivo, que é ficar com dez pontos de avanço".
Djaló e Farnerud estão recuperados e foram convocados, bem como João Moutinho; Caneira e Abel são baixas. O avançado Alecsandro deverá fazer dupla com Liedson na frente e ontem mostrou-se esperançado em voltar aos golos: "É bom saber que temos o apoio dos adeptos para este jogo importante. Queremos dedicar-lhes a vitória e espero voltar a marcar", disse, numa sessão de autógrafos.
No Benfica, Miccoli fez uma última avaliação à lesão muscular e passou. Fernando Santos chamou o italiano para o derby, depois de uma sessão de trabalho na qual o avançado não se ressentiu de dores. Ao contrário do russo Kariaka, que apresentou queixas no adutor direito e está indisponível para o encontro. Dos 20 jogadores convocados pelo treinador dos "encarnados", dois ficarão de fora da partida.