Euromilhões sorteia hoje jackpot de 131 milhões de euros

Foto
Cada jogador só tem uma hipótese em 76 milhões de acertar na chave Miguel Madeira/PÚBLICO (arquivo)

O Euromilhões sorteia hoje um jackpot de 131 milhões de euros, um dos maiores de sempre. Desde o dia 1 de Setembro que ninguém consegue acertar na totalidade dos cinco números e das duas estrelas sorteados nas últimas nove semanas.

Milhões de jogadores do loto europeu esperam pelo sorteio de hoje à noite para saberem se arrecadam o jackpot. O primeiro prémio desta semana permite comprar 655 automóveis Bentley Continental descapotáveis ou três aviões Airbus A319. Convém lembrar que cada jogador só tem uma possibilidade em 76 milhões de acertar na chave sorteada.

Essa hipótese foi conseguida em Julho de 2005 por Dolores McNamara, a irlandesa que detém o recorde do maior prémio individual. Ganhou 115 milhões de euros, depois de só ter gasto dois euros no boletim.

Se neste concurso não for apurado qualquer vencedor, o primeiro prémio volta a acumular. Mas isso só poderá acontecer mais duas vezes, já que o regulamento do Euromilhões prevê que após 12 semanas consecutivas de jackpot o primeiro prémio seja distribuído automaticamente pelos vencedores do segundo. No caso de não haver segundos premiados, o valor passa para os terceiros e assim por diante.

O recorde do jackpot foi atingido a 3 de Fevereiro deste ano, quando estiveram em jogo 183 milhões de euros. Foram divididos por dois franceses e um português (cada um com cerca de 61 milhões de euros). Se os números dos prémios têm valores consideráveis, os números das receitas também são elevados: as apostas do concurso da semana passada geraram receitas globais de 149 milhões de euros, 32 milhões dos quais foram gastos em Portugal, o que representa 21,6 por cento da receita total da semana. Inaugurado em Fevereiro de 2004, o Euromilhões joga-se em nove países: Áustria, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Luxemburgo, Suíça, Reino Unido e Portugal (desde Outubro do mesmo ano).

Sugerir correcção
Comentar