Edifício da Câmara de Vila Real de Santo António vai ser demolido

Foto
PUBLICO.PT

O edifício da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, construído em 1908, vai ser demolido para dar lugar a uma edificação que respeite a traça pombalina da praça em que se insere, disse hoje o presidente do município.

O projecto vai ser apresentado pelo autarca, Luís Gomes, durante o IV Encontro Internacional das Cidades Iluministas, que começa sexta-feira em Vila Real de Santo António, sobre a conservação do património histórico de cidades europeias e da América Latina erigidas sob o signo das ideias iluministas.

Na reunião de Câmara da próxima semana deverá ser aprovado o concurso público para a execução da obra, orçamentada em três milhões de euros, da autoria do arquitecto Walter Rossa.

Idealizada pelo autarca social-democrata, a intervenção foi aprovada por unanimidade em Julho, em reunião da Assembleia Municipal.

O actual edifício dos Paços do Concelho foi construído em 1908, depois de um incêndio ter destruído o velho edifício, erigido pelo Marquês de Pombal em 1776.

"É uma construção muito diferente da pombalina, com uma volumetria muito mais alta, os vãos das portas e janelas são diferentes, as alturas das janelas também e não tem águas furtadas, ao contrário do que acontece em toda a Praça Marquês de Pombal", precisou Luís Gomes.

Segundo o autarca, a ideia de reconstruir uma estrutura próxima da original surgiu-lhe devido à falta de condições de trabalho para os funcionários e de funcionalidade para o público existentes na construção actual.

"Chega a chover lá dentro e, além disso, há um relatório da Protecção Civil que o dá como tendo alto risco de incêndio", precisou, sustentando que, perante a urgência em alterar a situação, verificou-se que "o custo da recuperação do velho edifício era quase o mesmo que construir um novo".

"Não fazia sentido que, nós que pedimos aos particulares que respeitem as traças originais, não sejamos os primeiros a fazê-lo, agora que temos oportunidade disso, pois temos que dar o exemplo".

O projecto de Walter Rossa insere-se no plano de salvaguarda do património da cidade, também de sua autoria, que prevê toda a reabilitação do centro histórico, que já começou, com a reabilitação do obelisco da praça pombalina, a poucos metros da Câmara Municipal.

Ao longo dos dois anos que durará a demolição construção, os serviços centrais do município serão transferidos para um prédio contíguo, já adquirido pela Câmara à Caixa Geral de Depósitos por 1,2 milhões de euros.

A Praça Marquês de Pombal preserva ainda a organização da época, como o edifico do antigo quartel (representando o poder militar) e a igreja (o poder clerical) ladeando os Paços do Concelho, que em tempos representou o poder político central na cidade.

O Encontro Internacional das Cidades Iluministas, que pela primeira vez se realiza em Portugal, é uma iniciativa da Fundação Ferrol Metrópoli, na Coruña, e reúne, sexta-feira e sábado, cerca de 300 participantes oriundos de países com cidades iluministas como Espanha, França, Guatemala, Colômbia e Peru.

Construída de raiz por ordem do Marquês de Pombal, Vila Real de Santo António é a única cidade portuguesa presente, apesar de Lisboa também ter influências iluministas, presentes na Baixa Pombalina.

Sugerir correcção
Comentar