Descoberto gene-chave da doença de Crohn

Foto
Actualmente não há cura para esta doença DR

Uma equipa de investigadores norte-americanos e canadianos descobriu um gene-chave da doença de Crohn, o que poderá abrir caminho a tratamentos mais eficazes, indica hoje a revista "Science".

A descoberta explica um importante mecanismo inflamatório que muda a compreensão das doenças ligadas a variações genéticas, segundo Judy Cho, professora de medicina e genética na Universidade de Yale, no Connecticut, e co-autora da investigação.

Enquanto que a maioria das variações do gene em causa está fortemente associada à doença de Crohn, uma delas parece conferir uma protecção importante contra a infecção, assinalou.

Este avanço permite definir um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos que poderão ajudar a controlar melhor a doença de Crohn ou retocolite hemorrágica, que afecta mais de um milhão de norte-americanos.

"Esta descoberta importante realça o potencial oferecido pelo projecto do genoma humano para compreender as causas de doenças complexas e desenvolver tratamentos mais eficazes", sublinha um comunicado do departamento de doenças do sistema digestivo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

A doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crónica instestinal que pode afectar qualquer segmento do tubo digestivo, mas as partes mais atingidas são o intestino grosso (cólon) e a parte terminal do intestino delgado (íleo). Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarreia, perda de peso e febre.

Não há cura para esta doença, mas os tratamentos permitem o alívio dos sintomas e a melhoria de qualidade de vida.

Sugerir correcção
Comentar