Ministro da Economia anuncia fim da crise em Portugal

O ministro sublinha que há sinais da confiança das empresas e de bom ambiente de negócios que atraem o investimento
Fotogaleria
O ministro sublinha que há sinais da confiança das empresas e de bom ambiente de negócios que atraem o investimento Inácio Rosa/Lusa (arquivo)
Fotogaleria

O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou hoje o fim da crise em Portugal e disse que a questão agora é a de saber "quanto é que a economia portuguesa vai crescer".

Em Aveiro, onde se deslocou para presidir à assinatura de vários protocolos de investimento, Manuel Pinho disse que "a crise acabou" e que se vive "um ponto de viragem" na economia, porque "já não se fala em recessão e em investimento zero".

"O Governo herdou um défice das finanças públicas totalmente descontrolado e cheio de operações extraordinárias, a economia em terreno negativo e o aumento do desemprego", frisou.

"Foram criados 48 mil empregos, no último semestre a taxa de desemprego baixou dez por cento, a economia está a crescer e o défice das finanças públicas a caminho de ser controlado", afirmou o governante.

Para o ministro, "o sonho de uma economia mais puxada pelas exportações e não pelo consumo, por empresas portuguesas a vingar na economia global, está-se a verificar".

Manuel Pinho ilustra com a terceira posição no quadro europeu dos países cujas exportações mais cresceram no último semestre, logo a seguir à Alemanha e à Finlândia.

O ministro sublinha que "há sinais da confiança das empresas e de bom ambiente de negócios que atraem o investimento" e, instado pelos jornalistas a comentar a possível construção de uma fábrica da IKEA em Paços de Ferreira, ironizou: "Foi considerada por Marques Mendes uma fantasia, como folclore e ideia de 'marketing'. Vamos esperar pelo que a empresa tem para anunciar para ver se as palavras de Marques Mendes se confirmam."

Sugerir correcção
Comentar