Psoríase pode aumentar risco de crise cardíaca

Foto
A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa Nelson Garrido/Público (Arquivo)

A psoríase, uma doença crónica e inflamatória da pele, pode aumentar o risco de crise cardíaca, indica um novo estudo publicado hoje nos Estados Unidos.

Os investigadores analisaram os casos médicos de mais de 680 mil britânicos com idades entre os 20 e os 90 anos com esta doença, caracterizada pelo aparecimento de manchas escamadas de prurido variável e que afecta entre dois e três por cento da população adulta.

A título de exemplo, um paciente com 40 anos de idade que sofra de psoríase grave corre duas vezes mais riscos de sofrer um ataque cardíaco do que uma pessoa da mesma idade sem a doença.

De acordo com o estudo, publicado no "Journal of the American Medical Association" (JAMA), a ligação poderá ser a inflamação - a resposta normal do corpo a ferimentos ou infecções -, que desempenha um papel tanto na psoríase como na doença cardíaca.

A psoríase ligeira aumenta em 20 por cento o risco de ataque cardíaco em pacientes na casa dos 40 anos, mas quem tiver esta forma da doença "apenas nos cotovelos e joelhos" não deve preocupar-se, segundo Joel Gelfand, da Universidade da Pensilvânia.

"Não queremos alarmar excessivamente as pessoas", afirmou."Quem tiver psoríase deve consultar um médico e certificar-se de que não tem outros factores de risco cardiovasculares", acrescentou.

As pessoas com psoríase têm mais tendência para fumar e ter diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Mas os investigadores concluíram que mesmo considerando estes factores de risco, a psoríase continua a aumentar o risco de ataque cardíaco.

O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e pela empresa Biogen Idec Inc, com sede no Massachusetts, que está a desenvolver um medicamento contra a psoríase.

A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático.

Sugerir correcção
Comentar