Biblioteca itinerante em Almodôvar

O município alentejano de Almodôvar (Beja) vai criar uma rede de leitura através de uma biblioteca itinerante que, a partir de Outubro, levará "cultura em forma de livros" às localidades isoladas do concelho.Constantino Piçarra, director da Biblioteca Municipal de Almodôvar, explicou à Lusa que se trata de um serviço criado a partir da biblioteca "mãe", situada na sede de concelho.
"É preciso acabar com a macrocefalia cultural das sedes de concelho", defendeu.
"Iremos levar a cultura em forma de livros às localidades isoladas do concelho de Almodôvar, para combater a desertificação cultural", acrescentou. Neste sentido, a biblioteca itinerante vai circular pelas 25 localidades do concelho, passando por cada uma delas, de 15 em 15 dias, em locais e horários pré-definidos e a afixar nas juntas de freguesia.
A carrinha irá transportar um acervo de 1500 livros de todos os géneros literários, além de CD, DVD e um computador com acesso à Internet e ligado à base de dados da bioblioteca.
Desta forma, explicou Constantino Piçarra, os utilizadores vão poder consultar, de forma rápida, os acervos da biblioteca itinerante e da biblioteca municipal.
Através de prévia inscrição como leitores, o serviço itinerante destina-se aos cerca de oito mil habitantes do concelho, que podem requisitar até três livros por um prazo de 15 dias, renovável por igual período desde que não haja leitores em lista de espera.
Com um investimento inicial de 80 mil euros, a rede concelhia de leitura e a Biblioteca Itinerante foram financiadas pela autarquia de Almodôvar, sendo o fundo documental co-financiado, em 50 por cento, pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
A rede concelhia de leitura de Almodôvar, uma das poucas existentes em Portugal, é a segunda no distrito de Beja, onde já funciona uma em Castro Verde.

Sugerir correcção