Verdadeira família Von Trapp de Música no Coração prepara-se para tentar a sorte no cinema

Filme para toda a família deve estrear-se em 2007 com os netos do militar austríaco

Quarenta anos depois de Julie Andrews ter sido a protagonista de um dos maiores êxitos de bilheteira de todos os tempos no filme Música no Coração, onde ela, no fim de uma história de amor com um oficial viúvo, fugia dos nazis com ele e os sete filhos dele, os netos do verdadeiro Von Trapp acreditam que chegou a sua vez de ter êxito no cinema.Os quatro descendentes da família Von Trapp - Sofia, de 18 anos, Melanie, de 16, Amanda, de 15, e Justin, de 11 - decidiram fazer uma pausa na sua digressão mundial (têm um espectáculo onde cantam) para se dedicarem a tempo inteiro a um filme para todos, tendo por tema o Natal, com lançamento previsto para 2007.
Mas em comparação com o musical que arrebatou Óscares em 1965, graças a Andrews e às canções da dupla Rodgers e Hammerstein, o filme-estreia dos verdadeiros Von Trapp tem origens modestas.
O projecto é singelo (quatro milhões de dólares é na verdade, pelos padrões americanos de produção, bastante menos do que singelo), idealizado por um produtor da Carolina do Norte que começou por contratar para realizador um antigo técnico de efeitos visuais da série Star Trek. Aliás, esta série clássica da televisão serviu de campo de recrutamento para vários profissionais envolvidos no filme, desde o director de fotografia ao autor da banda sonora.
À primeira vista parece uma escolha bizarra, mas as jovens estrelas do futuro filme estão tão entusiasmadas que interromperam mesmo a sua carreira de cantores. Há quatro anos que dão a volta ao mundo apresentando um espectáculo em que, vestidos com roupas tradicionais austríacas, cantam êxitos de Música no Coração, como Do-Re-Mi ou Favourite Things.
A explicação para esse entusiasmo, explicou Melanie à Reuters, está no facto de o cinema ser, para eles, "uma novidade completa". Sofia, a mais velha, revela que no filme eles desempenharão mais ou menos os seus papéis na vida real - embora não se trate de um musical, vão cantar e tudo.
John Demers, o produtor executivo, prefere falar de uma espécie de road movie, que se desenrola quando os quatro jovens regressam a casa para estarem com a família, de folga de uma digressão musical, levando com eles uma árvore de Natal "muito especial". Pelo caminho, há obstáculos e desvios, com "maus" que tentam roubar a árvore.
O argumento, com o título provisório Filme de Natal das Crianças Von Trapp, foi escrito por Paul Shapiro, que tem a seu crédito dois "filmes de estrada" dos anos de 1990, Breaking the Rules e Calendar Girl.
Os laços que ligam Demers ao clã Von Trapp começaram quando produziu há uns anos, num pequeno teatro local, uma adaptação de Música no Coração em que todos eles entravam.
Os quatro jovens são filhos de Werner von Trapp, o mais novo dos dois rapazes da família de Música no Coração (no filme era Kurt) - e o quarto de sete filhos. Continuam a manter uma grande proximidade com a irmã mais velha do avô, Agathe, que no filme era Liesl, uma rapariga de 16 anos.
Werner, Agathe e a irmã Maria (no filme era Louisa) são os últimos sobreviventes dos originais Von Trapp Singers, que fugiram da Áustria na década de 1930 depois de o pai, um oficial viúvo, ter casado com a governanta. Georg e Maria von Trapp tiveram mais três filhos; no filme, George foi interpretado pelo actor Christopher Plummer.
Para o próximo filme, os quatro jovens começaram a ensaiar a semana passada novas canções e começarão a gravá-las em Los Angeles já este mês de Setembro. As filmagens têm data de início marcada para Dezembro e a estreia deve acontecer em Dezembro de 2007, como convém a um filme com uma árvore de Natal pelo meio. Jornalista da Reuters

Sugerir correcção