DOIS JOVENS ILUSIONISTAS COM O FUTURO ESCRITO NAS CARTAS

São dos melhores do mundo com
o baralho de cartas. No fim-de-semana passado, Hélder e David brilharam
no Campeonato Mundial de Magia

Chegaram a Portugal há uma semana, vindos de Estocolmo, Suécia. Na bagagem trouxeram o primeiro prémio em cartomagia e o segundo lugar em manipulação com cartas do Campeonato Mundial de Magia. Troféus que os enchem de orgulho e colocam Portugal, pela primeira vez, na lista de países premiados em competições deste tipo.Hélder Guimarães é o campeão em truques com cartas, David Sousa o vice-campeão em manipulação. Ambos confessam ter realizado um sonho de crianças, prometendo continuar a trabalhar. Hélder diz que "é preciso trabalhar para a profissionalização", ao que David acrescenta: "Temos de trabalhar sempre para conseguir dar resposta ao que o futuro nos pedir."
Depois de ter frequentado, durante dois anos, o curso de Engenharia de Sistemas Informáticos, Hélder Guimarães (23 anos) decidiu dedicar-se de corpo e alma a uma "paixão" que já vem dos seus quatro anos de idade e que pode considerar-se genética - a magia. "O meu pai é ilusionista amador, ensinou-me números de magia e treinou comigo. E, aos dez anos, comecei a levar a sério o sonho de ser mágico", adianta o jovem campeão do Porto.
A história de David, 24 anos, é um pouco diferente. Lembra-se de despertar para o gosto pelo ilusionismo depois de ter recebido uma caixa de magia do Mickey, aos seis anos. "Eu mostrei logo mais interesse do que o meu irmão. Fiquei fascinado pelos objectos, ficava à espera que tivessem magia por si só. Tentei perceber as instruções daquele novo brinquedo, mas comecei logo a tentar inventar truques", contou ao PÚBLICO.
Foi para cumprir o sonho de fazer ilusionismo para o resto da vida que ambos se inscreveram no curso de Interpretação da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Porto. É que em Portugal não existe um curso superior de magia, mas, como Hélder refere, "o teatro e a magia têm muito em comum, partilham o mesmo espírito".

Campeões entre 2800 participantesOs espectáculos de David e de Hélder são diferentes. O ilusionista que manipula as cartas diz que a concentração e o silêncio são fundamentais. "Faço uma actuação mais formal", explica David Sousa. Já a actuação de Hélder é, como o próprio diz, "mais relaxada". Durante os seus truques com cartas, este campeão mundial procura interagir com o público e brincar - chega até a chamar pessoas da audiência para servirem de assistentes.
"Aconteceu uma coisa curiosa em Estocolmo. O júri não acreditava que a pessoa que eu chamei do público não estivesse combinada comigo, já que o espectáculo correu tão bem. Consegui surpreendê-los muito", contou Hélder. David comenta: "Vi a actuação dele pela televisão, porque já não consegui entrar na sala. Foi incrível. Num espectáculo ao vivo, as pessoas perguntavam se a ilusão era montada pela câmara." Troca de elogios: Hélder aproveita para dizer que David "devia ter ficado em primeiro lugar na categoria dele" - "O número era excelente."
O Campeonato Mundial de Magia, realizado no fim-de-semana passado em Estocolmo, contou com a participação de 2800 participantes, de 80 países. Portugal já participa há mais de 60 anos, mas este foi o primeiro ano em que arrecadou algum prémio.
"Foi a primeira vez que ganharam portugueses. Portugal já está no mapa mundial de magia e nem sequer é em último lugar, porque ganhámos logo dois prémios", diz um orgulhoso Hélder Guimarães. Um dos talentos que o júri mais aprecia é a originalidade - gosta de ver truques próprios, coisas novas. E nem Hélder nem David desiludiram o júri e a audiência. Desde 1999 que David tem o seu primeiro acto montado e Hélder diz que o seu tipo de magia, por ser muito interactiva e espontânea, acaba por ser sempre original.
E agora, o que lhes reserva o futuro? Tanto um como outro querem ser profissionais e dedicar-se completamente à arte de fazer ilusionismo, sejam truques com cartas ou manipulação. Estar na lista de premiados do Campeonato do Mundo de Magia, ao lado de nomes que foram toda vida referências para eles, "verdadeiros ídolos", nas palavras de David Sousa, pode ser o passo que faltava para que ambos sejam projectados no mundo do ilusionismo.

"A formação nesta áreaé muito autodidacta"
Mas, para já, os dois colegas da ESMAE vão continuar a fazer o que têm feito até agora. Hélder actua na Tertúlia Castelense, um espaço cultural na Maia - mistura magia com stand up comedy - e não deixa de se envolver nas actividades da escola, participando em peças de teatro e outros espectáculos. David adianta que também não pretende parar a sua vida normal. Continua a realizar alguns espectáculos comerciais, que lhe dão "o dinheiro para investir na magia e poder viajar".
Ambos sabem que este tipo de arte exige que nunca se pare de procurar informação. "A formação nesta área é muito autodidacta, depende muito de nós", lembra Hélder. Congressos de magia, espectáculos e participações em competições nacionais e internacionais, livros especializados e contacto com outros mágicos, tudo serve para que a especialização destes artistas não pare. Uma coisa é certa: nenhum dos dois pretende deixar o baralho de lado. "É um prolongamento do nosso corpo", dizem, com olhar cúmplice.

Sugerir correcção