"Das Fräulein" vence Festival de Cinema de Locarno

Foto
Andrea Staka Martial Trezzini/AP

O filme "Das Fräulein", de Andrea Staka, conquistou o Leopardo de Ouro do Festival de Cinema de Locarno, cujo júri distinguiu com uma menção especial "Body Rice", do português Hugo Vieira da Silva.

O júri do 59º Festival Internacional de Locarno decidiu entregar uma menção especial a Hugo Vieira da Silva "pela sua estimulante e original expressão cinematográfica e a corajosa criatividade".
O Leopardo de Ouro, a mais alta distinção do festival suíço, foi para a co-produção helvético-alemã "Das Fräulein" (A Menina, tradução para português), que evoca o encontro em Zurique de três mulheres vindas da ex-Jugoslávia.

A cineasta Andrea Staka nasceu em 1973 na Suíça, sendo oriunda de uma família da ex-Jugoslávia. Staka tinha já apresentado ao Festival de Locarno, em 1999, a curta-metragem "Hôtel Belgrad".

O prémio especial do júri foi atribuído ao filme norte-americano "Half Nelson", de Ryan Fleck. O prémio melhor realizador foi para o francês Laurent Achard pelo filme "Le dernier des fous".

O Leopardo para a melhor interpretação feminina foi para a actriz Amber Tamblin em "Stephanie Daley", de Hilary Brougher (Estados Unidos).

O actor alemão Bughart Klaussner venceu o Leopardo para a melhor interpretação masculina pelo seu papel de um embaixador na Geórgia em "Der mann von der botschaft", de Dito Tsintsadze (Alemanha).

O prémio do público foi para "Das lebel der anderen", do alemão Florian Henckel von Donnersmarck. O Leopardo de Ouro na competição "Cineastas do presente" foi atribuído à alemã Angelina Maccarone pelo seu filme "Verfolgt".

Sugerir correcção
Comentar