Museus do Prado e Rainha Sofia prolongam exposição

A exposição Picasso. Tradição e Vanguarda, visitada por mais de 449.000 pessoas desde a sua abertura a 6 de Junho, vai ser prolongada uma semana no Museu do Prado e 21 dias no Museu Rainha Sofia pela sua elevada afluência, decidiu o Ministério da Cultura espanhol. A exposição, que inicialmente terminava 3 de Setembro, foi organizada em conjunto pelos dois museus para celebrar os 25 anos da chegada de Guernica, de Picasso, a Espanha e os 125 anos do nascimento do pintor. A exposição mostra todas as etapas do pintor, ao longo de mais de 100 obras, na primeira retrospectiva da sua obra desde 1981. No Museu do Prado, obras do artista de Málaga são confrontadas com os grandes mestres que desempenharam um papel importante na sua formação. Já no Rainha Sofia, a base da exposição é a resposta artística de Picasso aos acontecimentos bélicos da sua época.

DESENHOS
Novo roubo de obras
na Rússia

Centenas de desenhos do falecido arquitecto russo Yakov Chernikhov foram roubados do Arquivo Estatal de Literatura e Arte, na Rússia, revelaram responsáveis do Departamento de Conservação Cultural russo, os quais disseram também que já foram recuperados 274 desenhos, no valor de um milhão de euros, em mercados de antiguidades russos e no estrangeiro. Segundo os arquivistas do departamento, ainda não se sabe quantos desenhos desapareceram. O roubo foi descoberto quando nove desenhos foram vendidos pela Christie"s londrina a 22 de Junho. O neto do arquitecto, Andrei Chernikhov, disse à AFP que a maior parte do espólio do avô - cerca de 2000 desenhos - tinha sido doada ao arquivo estatal russo nos anos 50. Yakov Chernikhov, que morreu em 1951, foi um arquitecto e designer conhecido pelas suas obras avant garde e construtivistas. Jean-Luc Lagarce apresenta espectáculo no Brasil
Music-Hall de Jean-Luc Lagarce vai estar em cena no Brasil, no Teatro Ziembinski, no Rio de Janeiro, entre 11 e 13 de Agosto, e no Teatro da Universidade de São Paulo, a 15, 16 e 17. O espectáculo, co-produzido pelos Artistas Unidos e pela companhia Tá Safo, é encenado por François Berreur. Music-Hall estreou-se em Portugal em Julho durante o Festival de Teatro de Almada.

Sugerir correcção