“Caso Calciocaos”: Inter Milão designado campeão italiano

Foto
DR

O Inter de Milão foi designado campeão da época 2005/2006 pela Federação Italiana de Futebol, na sequência da confirmação da condenação judicial da Juventus e AC Milan no “caso Calciocaos".

O título italiano escapava ao Inter de Milão há 17 anos, apesar dos milionários planteis que tem apresentado, acabando por conquistar o "scudetto" na secretaria.

Comandada por Roberto Mancini, a equipa milanesa conseguiu, assim, conquistar a "dobradinha", uma vez que tinha conseguido vencido a Taça de Itália.

O Inter Milão, que conta no seu plantel com jogadores como Luís Figo, o argentino Javier Zanetti, o brasileiro Adriano e o campeão do Mundo Marco Materazzi, conquistou o seu 14º título nacional.

Para Luís Figo este é o primeiro título italiano, a que junta mais quatro campeonatos de Espanha, conquistados no Barcelona (1997/1998 e 1998/1999) e no Real Madrid (2000/2001 e 2002/2003).

No âmbito dos recursos apresentados às sentenças do caso de fraude desportiva, o Tribunal da Federação Italiana de Futebol confirmou ontem a despromoção à série B e decretou a penalização de 17 pontos para a agora ex-campeã Juventus. Ao AC Milan foram retirados 30 pontos, o que significou a sua descida até ao terceiro posto.

Segundo a mesma decisão judicial, Fiorentina, com menos 19 pontos, e Lazio, com um saldo negativo de 11, mantêm-se na primeira divisão italiana de futebol.

Na primeira sentença, o único clube que se mantinha na primeira divisão era o AC Milan, que começará a próxima temporada com oito pontos de atraso e caso a UEFA autorize poderá participar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Os quatro clubes foram considerados culpados de ter combinado resultados, juntamente com alguns árbitros, na última temporada.

"No caso das sanções provocarem mudanças na classificação, como pontos de penalização ou despromoções ao último lugar está prevista a atribuição automática do título de campeão de Itália à equipa que se torna primeira na classificação", lê-se no comunicado da federação divulgado hoje.

A tabela final da passada época fica, assim, comandada pelo Inter, seguido da AS Roma, AC Milan e Chievo.

Sugerir correcção
Comentar