Dois imigrantes ilegais chegam sem vida numa balsa a porto espanhol

Foto
A costa espanhola é ponto de chegada frequente de imigrantes sem papéis à Europa Juan Medina/EPA (arquivo)

Dois imigrantes chegaram esta madrugada já mortos numa balsa com 48 pessoas a bordo ao porto de Arguineguín, na ilha espanhola de Gran Canaria. Outros dois clandestinos encontram-se em estado grave.

Segundo o serviço de emergência das Canárias, os dois estrangeiros terão morrido devido a hipotermia. A Cruz Vermelha local assistiu ainda dois outros imigrantes em estado muito grave, um dos quais sofrendo de paragem cardio-respiratória. Dez outros passageiros da balsa estão em condição grave, informam as agências noticiosas citadas pela edição online do jornal espanhol "El Mundo".

Entre os imigrantes chegados esta madrugada às Canárias encontravam-se duas mulheres e uma criança. A embarcação foi avistada pelas autoridades às 05h00 ainda no mar e duas horas depois chegou ao porto, onde foi alvo das atenções das equipas de apoio da Cruz Vermelha.

Além deste grupo, o navio-hospital "'Esperanza del Mar" chegou também esta manhã ao porto de La Luz, também na Gran Canaria, com 90 pessoas que resgatou de outra embarcação que navegava a sul de Dajla, Marrocos. O barco onde seguiam os sem-papéis fora avistado sábado por um pesqueiro que operava na zona.

Na costa continental espanhola, em Almeria, foram resgatados 32 magrebinos que viajavam numa balsa. Estes estavam de boa saúde e foram entregues aos serviços de estrangeiros espanhóis.

Sugerir correcção
Comentar