Torne-se perito

Wikipédia reforça limites à edição livre de conteúdos

A Wikipédia, conhecida como a enciclopédia para a qual qualquer um pode contribuir, acrescentando entradas novas ou informação nas que já existem, está cada vez mais a limitar essa liberdade de acesso. No seguimento de alguns problemas com falsos conteúdos introduzidos, o site decidiu bloquear o acesso livre a 82 entradas, entre elas Albert Eisntein ou Direitos Humanos na China. E só quem se registar terá a liberdade de escrever algo nas entradas de George W. Bush, Islão ou Adolf Hitler.A revista Nature reconhecia o ano passado que a Wikipedia tinha menos erros que a prestigiada enciclopédia Britannica. A enciclopédia que é (na sua versão inglesa) consultada por mais de dez milhões de utilizadores, é baseada no sistema Wiki, um software que permite o livre acesso e intervenção de qualquer utilizador. O termo havaiano (weekie weekie que quer dizer rápido) foi encontrado para traduzir a rapidez de intervenção que este sistema possibilita.
Acontece que essa facilidade de acesso também se pode virar contra o próprio sistema. O ano passado, John Seigenthaler, um antigo colaborador de Robert Kennedy, viu acrescentado, na entrada sobre o seu nome na Wikipedia, falsas informações que o envolviam no assassinato do candidato presidencial. O culpado, que acabou por ser revelado, era um empregado de uma empresa de estafetas. Já antes tinham surgido problemas de falsas informações noutras entradas.
Agora Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, vê-se obrigado a tomar medidas para evitar que episódios destes abalem a credibilidade da enciclopédia. Para começar existem 82 entradas em que ninguém pode mexer. Estão incluídos Einstein, mas também Christina Aguilera, nomes preferidos para o vandalismo. E há mais 179 entradas que só podem ser editadas após quatro dias de o utilizador se ter registado. Entre elas Bush, Opus Dei e Sex.
Jimmy Wales aceita o facto de estas restrições estarem contra o espírito de liberdade dos wikis. Mas refere que normalmente estas restrições são temporárias e que são uma pequena amostra dentro dos 1,2 milhões de entradas que o site em inglês oferece. A.M.

Sugerir correcção