Disney World processada depois de morte de criança

Parque de diversões da Florida garante que os equipamentos foram inspeccionados e as disposições legais são respeitadas

A Disney World está a ser processada pela família de um menino de quatro anos que morreu há um ano depois de uma viagem no simulador Mission: Space no parque temático de Orlando, na Florida (EUA). No dia 13 de Junho de 2005, Daudi Bamuwamye ficou inconsciente a bordo daquela atracção, que reproduz as supostas condições de uma viagem espacial a Marte - o "espectáculo" consiste num movimento centrífugo ao dobro da força normal da gravidade, acompanhado de efeitos visuais e sonoros.
A família da criança alega que a Disney não cumpre as exigências em termos de altura e peso mínimos para autorizar a entrada de "passageiros" nesta atracção, falhando também na explicitação correcta dos riscos associados à viagem.
A queixa, conhecida esta semana, acrescenta ainda que, ao contrário do que é garantido aos visitantes do parque de diversões, a empresa não dispunha de equipamento médico de emergência junto do simulador, tendo demorado demasiado tempo na prestação de cuidados ao menino.

Ataque cardíacoA autópsia revelou que Daudi morreu na sequência de um ataque cardíaco provocado pelo batimento irregular e descoordenado do músculo cardíaco. O exame denunciou ainda a existência de uma doença cardíaca rara que, de acordo com a família, nunca tinha sido diagnosticada.
Em declarações ao jornal Orlando Sentinal, uma porta-voz da Disney, Jacquee Polak, garantiu que todos os equipamentos do parque de Orlando foram devidamente inspeccionados e que a companhia respeita todas as disposições legais, quer em termos do tamanho mínimo dos passageiros quer dos avisos dos perigos da viagem para pessoas com problemas médicos como tensão alta ou doença cardíaca ou para clientes facilmente impressionáveis.
No passado mês de Abril, uma turista alemã de 49 anos também morreu minutos depois de uma viagem no simulador espacial. Dez pessoas já tiveram de ser hospitalizadas e pelo menos 130 visitantes foram assistidos no local por diversas indisposições após a viagem. O Mission: Space foi inaugurado no Verão de 2003.

Sugerir correcção