Basílio Horta garante que API vai continuar sediada no Porto

Foto
Estela Silva/Lusa (arquivo)

Basílio Horta, presidente da Agência para a Promoção do Investimento (API), garantiu hoje que a entidade vai manter-se no Porto, mesmo depois da anunciada fusão com o Icep Portugal.

"A ideia que a API vai sair do Porto é um disparate. A API mantém-se inteiramente onde está", afirmou Basílio Horta, à margem da entrega do projecto de expansão do Europarque.

Basílio Horta explicou que, independentemente do local da sede da nova instituição ainda não anunciado pelo Governo, os serviços centrais do Icep vão continuar a funcionar em Lisboa e os da API no Porto.

Sobre o processo de fusão, Basílio Horta sublinhou as sinergias que poderão resultar do processo, dando como exemplo o contrato de 750 mil euros que a API se preparava para celebrar com o Icep, para promoção no estrangeiro, contrato esse que deixa de ser necessário com a junção das duas instituições.

"Os delegados do Icep vão agora promover também o investimento, coisa que não acontecia", referiu, salientando que a API passará a poder, simultaneamente, captar investimento estrangeiro e promover investimento português fora do país.

Sugerir correcção
Comentar