Sector cooperativo representou cinco por cento do PIB em 2005

No ano passado havia 3089 cooperativas activas, distribuídas por 12 ramos de actividade
Fotogaleria
No ano passado havia 3089 cooperativas activas, distribuídas por 12 ramos de actividade DR
Fotogaleria

De acordo com estimativas do Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo (Inscoop), em 2005 o sector integrava a 31 de Dezembro de 2005 um total de 3089 cooperativas activas, distribuídas por 12 ramos de actividade: agrícola (897), artesanato (58), comercialização (63), consumo (192), crédito (128), cultura (285), ensino (137), habitação e construção (577), pescas (25), produção operária (100), serviços (482) e solidariedade social (145).

No final do ano passado existiam 71 uniões e 24 federações ou confederações de cooperativas de todos os ramos de actividade.

De amanhã a domingo, o grupo Evidência promete reunir na FICoop - Feira Internacional de Cooperativas, na Exponor, em Matosinhos, "algumas das mais expressivas cooperativas de diversas áreas", assim como organizações cooperativas de Portugal, Brasil, Galiza e outros países da União Europeia e de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Na feira estarão ainda presentes fornecedores de produtos e de tecnologia, assim como entidades relacionadas com as cooperativas, associações, órgãos públicos e empresas privadas.

Descrita pela organização como uma "iniciativa pioneira na Europa", a mostra pretende "destacar a importância do sector cooperativo tanto em Portugal, como a nível internacional", assim como "fomentar a intercooperação entre cooperativas e a cooperação com os seus actuais e potenciais clientes, fornecedores, entidades governamentais e oficiais".

Entre as actividades previstas durante a feira, destaque para o Encontro Internacional de Dirigentes Cooperativistas e para a apresentação do Projecto Entreposto e Mercado de Qualidade Cooperativa de Matosinhos.

Sugerir correcção
Comentar