Resposta a: Uma aparente relação de causalidade

O leitor tem em parte razão na crítica que faz na sua carta, "Uma aparente relação de causalidade", pois, quando o Última Hora titula "Bispos espanhóis contestam resolução do Parlamento Europeu que condena a homofobia" poderá haver leitores que façam o raciocínio simplificado de que, se a Conferência Episcopal Espanhola condena um documento onde se condena a homofobia é porque está de acordo com ela.

E pode até pensar-se que a intenção do jornalista é exactamente dar essa ideia ao leitor. Não é.Mas digo que a razão apenas assiste em parte ao leitor porque o título é correcto: há um documento do Parlamento Europeu intitulado "Resolução do Parlamento Europeu sobre a homofobia na Europa", que consiste numa condenação da homofobia e numa série de propostas para combater a homofobia, que é contestado pela Conferência Episcopal Espanhola.
Estou no entanto de acordo que o título seria mais rigoroso e não permitiria interpretações dúbias se fosse "Bispos espanhóis contestam Resolução do Parlamento Europeu sobre a homofobia na Europa".
Quanto à disponibilidade do documento que serviu de base à notícia ele não se encontrava disponível na Web no momento da redacção da notícia (ou pelo menos não foi por nós localizado), tendo esta sido feita com base num comunicado do Parlamento Europeu que citava o documento. A resolução já se encontra porém disponível na Web e já foi feito um link para ela - como é nosso hábito nestes casos.

Sugerir correcção
Comentar