Único avião da Air São Tomé cai no mar com quatro pessoas a bordo

O único avião da companhia aérea nacional de São Tomé e Príncipe, um bimotor com 12 lugares, caiu anteontem à noite no mar junto à costa do arquipélago com quatro pessoas a bordo. Não há sobreviventes.O acidente verificou-se um pouco antes das 19h00 TMG, momentos depois de a aeronave da Air São Tomé - um Twin Otter de fabrico canadiano - ter descolado do aeroporto da capital, São Tomé, no âmbito de um voo de instrução. Segundo fontes da aviação civil do país e da companhia aérea, a queda ocorreu a menos de um quilómetro de terra.
A bordo iam um piloto são-tomense em fim de formação, um piloto instrutor do Gabão, um outro homem e uma mulher. O corpo da passageira já foi encontrado e transportado para a morgue local, mas o estado em que foram resgatados os restantes cadáveres não permitiu ainda a respectiva identificação formal, explicou à AFP a Empresa Nacional para a Segurança Aérea de São Tomé e Príncipe.
As causas do acidente não são conhecidas, mas segundo uma fonte da aviação civil do território o vento soprava com muita intensidade no momento da descolagem. Segundo o site são-tomense de informação on-line Vitrina, um piloto profissional publicou há menos de uma semana uma carta aberta às autoridades do país, alertando-as para "uma série de anomalias" e para o perigo que podiam correr os passageiros que viajassem no Twin Otter sinistrado.
Ao começo da manhã de ontem, tiveram início as operações de resgate. As equipas de busca encontraram facilmente os destroços do avião, parcialmente trazido pelas ondas para a costa do arquipélago, situado no oceano Atlântico, a cerca de 300 quilómetros a oeste do Gabão.
O avião despenhado garantia essencialmente as ligações aéreas entre a capital de São Tomé e Libreville, a capital do Gabão, e entre São Tomé e a ilha do Príncipe.

Sugerir correcção