Variante sul do IC2 em Coimbra adjudicada ainda em 2006

Câmara anunciou que está a proceder a
expropriações para a construção da via estruturante entre St.ª Clara e S. Martinho do Bispo

André Jegundo

O presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, anunciou ontem que as obras para a construção da variante sul do IC2 deverão ser adjudicadas ainda no decorrer do segundo semestre de 2006, de acordo com informação enviada pela Estradas de Portugal (EP) à autarquia. A construção da via, que vai unir a Cruz de Mouroços à Ponte-Açude, é reclamada há vários anos e é tida como essencial para a acessibilidade e circulação de tráfego na área urbana de Santa Clara e S. Martinho do Bispo. A informação foi transmitida pelo autarca no decorrer da reunião de câmara de ontem e surgiu na sequência de uma intervenção do vereador socialista Álvaro Seco, que apresentou um programa de intervenção imediato para a zona urbana da margem esquerda, que inclui um vasto conjunto de obras.
Na resposta a este programa, Carlos Encarnação afirmou que a câmara está "empenhada" em muitos destes projectos, nomeadamente na realização das expropriações tendo em vista a construção da via estruturante entre St.ª Clara e S. Martinho do Bispo, que vai partir da Rua Coelho da Rocha e que terminará na zona da Fala, em S. Martinho. Outros dos projectos abordados por Encarnação diz respeito ao melhoramento dos acessos do Centro Hospitalar de Coimbra, uma intervenção que o autarca declarou que só poderá ser realizada quando a empresa Águas de Coimbra finalizar os trabalhos de escoamento de águas no local.
Segundo o autarca, a autarquia está ainda a tentar "desbloquear" a construção da estrada que liga do Centro de Saúde de Santa Clara ao Fórum Coimbra (na foto) e que neste momento está parada devido à existência de sobreiros no trajecto. Como se trata de uma espécie autóctone legalmente protegida, o seu abate só é permitido em situações de interesse público e tem de ser autorizado pelo Ministério da Agricultura.
No decorrer da reunião, Carlos Encarnação referiu ainda que o inquérito interno que foi aberto pela autarquia sobre o processo de construção da vivenda de um administrador do Finibanco, na Praceta Padre José Anchieta, está praticamente finalizado, faltando apenas esclarecer "uma ou duas questões", nas palavras do autarca. Um dos motivos que atrasou o inquérito, segundo Encarnação, foi o facto de o processo ter sido "requerido" e de ter mesmo "saído da câmara", declarou o autarca, que não prestou mais informações "para não violar o segredo de justiça".

Sugerir correcção