Direcção de Marques Mendes com menos votos do que Ferreira Leite

Foto
Manuela Ferreira Leite foi reeleita para presidir à mesa do congresso com 593 votos João Abreu Miranda/Lusa

A nova comissão política nacional de Marques Mendes foi hoje eleita com 556 votos, menos 37 dos que Manuela Ferreira Leite obteve para o cargo de presidente da mesa do congresso.

A lista de Marques Mendes, reeleito líder do partido há duas semanas nas primeiras “directas” do PSD, com cerca de 90 por cento dos votos, conquistou 556 votos a favor. Houve 133 brancos e 62 nulos.

Esta era a única lista da comissão política nacional a votos, já que, de acordo com os novos estatutos do partido, aprovados em Março, apenas o vencedor das “directas” pode apresentar uma candidatura a este órgão nacional do partido. Os boletins de voto não tinham a opção de voto contra, pelo que o eventual descontentamento só podia ser manifestado através dos votos brancos e nulos.

A ex-ministra das Finanças e conselheira de Estado Manuela Ferreira Leite, que encabeçava a única lista apresentada para a mesa do congresso, foi reeleita com 593 votos, contando com 116 votos brancos e 37 nulos.

Nas eleições para o Conselho de Jurisdição, venceu a lista apresentada pelo líder social-democrata, Luís Marques Mendes, e que voltou a ser encabeçada pelo vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva. A lista de Marques Mendes elegeu, ainda, mais quatro representantes além de Guilherme Silva: José Gonçalves Sapinho, Francisco Martins, Maria de Lurdes Costa Sousa e Francisco Ferreira.

Pela lista afecta a Luís Filipe Menezes, que conquistou 209 votos, foram eleitos para o conselho de jurisdição três elementos: Rui Gomes da Silva, José Guilherme Aguiar Branco e José Motta Veiga.

Sugerir correcção
Comentar