Ovarense sagra-se campeã na Figueira

Os vareiros conquistaram em seis anos o terceiro título da sua história ao eliminar o Ginásio por 3-0 na final disputada à melhor de cinco

Foi um jogo impróprio para cardíacos o que ontem se realizou no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, entre o Ginásio e a Ovarense. Muito disputado até ao final, com inúmeras situações de empate no marcador, o encontro, que acabou por oferecer aos vareiros o terceiro título da sua história, o segundo da era profissional, terminou com uma vantagem de quatro pontos para os visitantes (75-79) e uma enorme demonstração de fair-play por parte de quem no pavilhão assistia à partida.Muitos gritos de "campeões, campeões, nós somos campeões!", muitos abraços emocionados, muitos beijos no troféu, recebido pelo capitão Nuno Manarte e que os jogadores foram fazendo passar junto às bancadas para que todos lhe pudessem tocar, marcaram o encerramento de mais um Campeonato da Liga de basquetebol profissional. A Ovarense, desde o início vista como a favorita, confirmou esse favoritismo e impediu o Ginásio, a revelação deste campeonato, de repetir a proeza de eliminar um favorito - pôs fora de competição o FC Porto nos quartos-de-final e o Benfica nas meias-finais -, e sucedeu ao Queluz na lista de campeões.
"Este ano a aposta era ganhar. Encontrámos uns adversários fantásticos e tenho de dar os parabéns ao Ginásio pelo que fez, mas temos uma óptima equipa, boas condições e acho que é um título que mereciamos vencer", afirmou no final do encontro o técnico Henrique Vieira, que conquistou o seu primeiro título, depois de ao longo da época ter falhado a conquista da Supertaça (Queluz) e da Taça da Liga (Oliveirense) e de ter sido afastado da final a 8 da Taça de Portugal, pelo CAB Madeira.
"Ter uma equipa considerada fantástica não é o mais importante para vencer. Importante é defender e ter química. Com a defesa conseguimos dar a volta ao jogo. Vencemos por 3-0, mas foi muito difícil", explicou Vieira, a quem os jogadores saudaram efusivamente.
O norte-americano Jarrett Stephens foi considerado o MVP (jogador mais valioso) da final. Stephens, que juntamente com Ike Nwankwc veio do CAB Madeira, contabilizou um total de 16 pontos durante os 40" que esteve em campo.
O Ginásio, que foi muito apoiado pelo seu público, lutou até ao final pela vitória que lhe permitiria manter aceso o sonho do título, o figueirense João Reveles - que já passou pela Oliveirense numa altura em que esta era treinada precisamente por Henrique Vieira, - foi o mais concretizador. Em pouco mais de 25" em campo contabilizou 17 pontos, fruto de cinco lançamentos triplos e um duplo.

Sugerir correcção