Limpeza da pateira de Fermentelos arranca em Setembro

Empresa que vai fornecer a ceifeira aquática já foi escolhida. Equipamento custa 185 mil euros

A Câmara de Águeda escolheu a empresa RED - Relvados e Equipamentos Desportivos, Lda., para a aquisição da ceifeira aquática destinada a retirar os jacintos-d"água da pateira de Fermentelos. A comissão de análise do concurso internacional aberto para o efeito teve em conta critérios como o prazo de entrega, características e assistência técnicas e condições de pagamento. A escolha recaiu sobre a proposta considerada financeiramente mais vantajosa, no valor de 185 mil euros.A empresa vencedora dispõe agora um prazo de 120 dias para proceder à entrega do equipamento, que contempla a ceifeira e o respectivo material de apoio: um atrelado e um tapete para descarga das plantas recolhidas. O início dos trabalhos no terreno está programado para o próximo de Setembro. Segundo o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, a intervenção deverá começar por "onde é mais necessário, e o que parece estar em pior estado diz respeito às freguesias de Óis da Ribeira, Espinhel e Fermentelos".
"Retirando os meses de Inverno duro e as cheias, o que implicará que a máquina seja retirada da água, o resto do tempo será de trabalho", garante o autarca, reconhecendo que só dentro de dois anos poderá haver "resultados substanciais" na pateira, que é comum aos concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro.
A opção da Câmara de Águeda não corresponde, de resto, à solução perconizada por Aveiro, e que aponta no sentido de ser efectuada uma dragagem ao ecossistema.
Desvalorizando a utilidade da ceifeira, a Câmara de Aveiro mostra-se de acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Requeixo - localidade que abrange mais de um terço da área da pateira -, que defende uma operação de dragagem. "Limpar jacintos sem dragar a pateira é chover no molhado". diz Sesnando Alves dos Reis, explicando que "depois de dragada a pateira, os jacintos não têm por onde proliferar".
Gil Nadais entende, contudo, que "a Câmara de Aveiro não está a equacionar devidamente o problema, está a fazer uma abordagem superficial". "Nós também defendemos a dragagem, mas a dragagem e a praga de jacintos são duas questões diferentes", explica o autarca, acrescentando que "a dragagem pode ser feita, mas o problema dos jacintos fica por resolver". "Nós estamos em campo para pressionar o Governo, depois de o Instituto da Água se ter mostrado disponível para fazer o levantamento topográfico do fundo da pateira, o que é a preparação da dragagem", assegura Nadais.

Sugerir correcção