Administração dos CTT mantém abertos postos de correios no Alentejo

Situação em Barrancos volta à normalidade
já a partir
de segunda-feira

As estações de correios de Barrancos e Santo Aleixo da Restauração (concelho de Moura) vão manter-se em funcionamento, embora no primeiro caso por alguns dias com um horário reduzido, informaram ontem os CTT.Reagindo à notícia do PÚBLICO publicada na edição de 10 de Maio, que dava conta do encerramento de estações de correios em Barrancos, Santo Aleixo da Restauração e Safara, a administração dos CTT - Correios de Portugal informou ontem que o tempo de funcionamento do posto de Barrancos foi reduzido "para o período da tarde em virtude de dificuldades de pessoal" e que, a partir de dia 15, "retomará o horário normal, de manhã e de tarde".
Relativamente à estação de Santo Aleixo da Restauração, os CTT afirmam que "também não foi nem vai ser encerrada, muito embora o serviço não esteja, neste momento, disponível". Está a decorrer um processo de transferência da gestão deste posto, depois de o agente privado que assegurava o seu funcionamento "ter desistido de prestar serviço".
A empresa confirma que a população de Santo Aleixo "tem neste momento de deslocar-se a Moura para aceder aos serviços postais, mas só até os CTT reinstalarem o serviço na freguesia", comprometendo-se a fazê-lo em breve.
Sobre a informação veiculada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), onde se referia a alegada intenção dos CTT de encerrar, a meio tempo, a estação dos CTT de Safara, para que o seu funcionário assegurasse, das 14h às 18h, o posto de Barrancos, não é feita qualquer referência. O PÚBLICO tentou ontem à tarde contactar o gabinete de imprensa da empresa sobre este caso, mas foi informado de que já não se encontrava ninguém disponível.
Entretanto, em deliberação tomada na sua reunião de 10 de Maio, a Câmara de Moura protestou "de forma enérgica contra a decisão dos CTT de fechar o posto de correios de Santo Aleixo da Restauração e de reduzir o horário de funcionamento do posto de Safara". O município considera que "a decisão foi tomada de forma abrupta" e vai afectar cerca de mil habitantes marcados pela "interioridade e isolamento" e onde é patente "o envelhecimento de parte da população".
No caso de Barrancos, o autarca local chegou a oficiar o advogado do município para preparar uma providência cautelar caso a administração dos CTT avançasse para o encerramento a tempo parcial do posto dos correios, ao mesmo tempo que solicitou uma reunião, com carácter de urgência, ao administrador dos Correios de Portugal, Luís Nazaré.

Sugerir correcção