Albertino Figueiredo: rei dos selos é de Viseu

Tem uma cátedra na Universidade de Santiago de Compostela com o seu nome, foi empresário do ano em Espanha em 1989, tem uma fundação, é dono da maior empresa de filatelia do mundo, mas muito poucos em Portugal saberão quem é Albertino de Figueiredo, o dono da Afinsa, agora no centro de um caso de suspeita de ter lesado mais de 300 mil pessoas, e que ontem foi detido na sequência da investigação das autoridades espanholas.
Albertino de Figueiredo nasceu em Oliveirinha (Viseu) a 2 de Janeiro de 1931. Desde cedo começou a ajudar o pai nos negócios de uma empresa de camionagem. Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico de Lisboa, mas voltou para Viseu, onde foi director comercial de um estabelecimento de distribuição de automóveis. Vai progredindo à frente dos negócios da família, até que, segundo uma biografia feita pela revista Focus, a falta de apoio médico em Portugal para a poliomielite de uma filha o faz mudar-se para Madrid.
Mas não foi a mudança para Madrid que o fez mudar de ramo. Lá continuou a trabalhar no sector automóvel, como engenheiro mecânico, ficando na mesma fábrica durante 23 anos, tendo subido até ao cargo de director. Foi só em 1980 que decidiu que a sua faceta de coleccionador de selos, que tinha iniciado aos oito anos, afinal podia ser um bom negócio e se lançou na criação da Afinsa.
O valor dos selos já o tinha começado a perceber uns anos antes, em 1975. Um galego, que tinha uma loja de selos em Madrid onde Albertino costumava ir, tinhao contactado a oferecer um selo raro pelo qual pediu o equivalente a três anos de ordenado do então director de produção de uma fábrica de automóveis. O português acabava de receber a herança dos seus pais, mas não podia levar o dinheiro para Madrid, nem o galego queria receber o dinheiro em Portugal. Mas deu-lhe a solução para o problema: transformar o dinheiro em selos em Portugal, que ele próprio lhos compraria em Espanha.
O espaçoso Dodge de Albertino passou, então, a fronteira carregado de selos, que a Guarda Fiscal, em Vilar Formoso, demorou a aceitar que tinham apenas valor sentimental. Quando chegou a Madrid, sem que Albertino negociasse, o galego pagou-lhe o dobro do que os selos tinham custado em Portugal. “Pareceu-me um bom negócio, mas estava mal feito. Ninguém fazia nada para prestigiar a filatelia. No espírito da gente estava que era uma brincadeira para crianças e reformados e, no fundo, faziam-se grandes negócios escondidos. Era impressionante. Eu pensei em fazer algo diferente”, contou.
Albertino de Figueiredo começou, então, a usar as férias para estagiar em casas de filatelia. Em 1980 cria a Afinsa, mas durante oito anos ainda conciliará a empresa com o emprego na fábrica, onde chegou dirigir seis mil pessoas. Em 15 anos torna-se o maior comerciante de selos do mundo. Uma situação que explica com a valorização que os selos conheceram: desde o seu aparecimento, em 1840, aumentaram 13 mil vezes de valor. “É mais rentável que a banca, mais seguro que a bolsa e mais acessível que o imobiliário”, disse.
A sua própria colecção, a maior de selos portugueses, tem mais de cinco mil folhas. Mas Albertino de Figueiredo também tem uma colecção de arte, que reúne obras de Renoir, Picasso, Miró e Vieira da Silva. Tem casas em Madrid, Pamplona, Paris e no Mónaco e nos últimos anos foi várias vezes apontado e premiado como caso de sucesso empresarial nas economias ibéricas. Isso valeu-lhe mesmo a condecoração oficial portuguesa, concedida pelo então embaixador português em Madrid, Martins da Cruz, que mais tarde haveria de convidar para a administração do grupo.Eunice Lourenço/PÚBLICO

Selos: audição de Albertino de Figueiredo já terminou

No final da sessão será comunicado se algum dos detidos vai ser constituído arguido
Fotogaleria
No final da sessão será comunicado se algum dos detidos vai ser constituído arguido Juan Frixuelos/EFE
Fotogaleria

O empresário luso-espanhol Albertino de Figueiredo, fundador e presidente honorário do grupo Afinsa, foi hoje ouvido durante pouco mais de uma hora na Audiência Nacional em Madrid, no âmbito da investigação sobre casos de fraude que também abrangem o Fórum Filatélico.

Albertino de Figueiredo foi o primeiro dos nove detidos a depor perante o juiz de instrução Santiago Pedraz, na sequência da operação anti-fraude desencadeada na terça-feira.

À saída da audiência, Figueiredo foi interpelado por uma jornalista, que o questionou sobre as informações que acabara de transmitir ao juiz. O responsável respondeu apenas que a audiência "correu bem". O empresário luso-espanhol escusou-se a responder a outras questões dos jornalistas.

Seguiu-se a audição do presidente da Afinsa em Espanha, Juan António Cano Cuevas. Numa outra sala da Audiência Nacional está a ser ouvido o presidente do Fórum Filatélico, Francisco Briones Nieto.

Os nove detidos - quatro da Afinsa, um de uma empresa fornecedora da Afinsa e quatro do Fórum Filatélico - foram transportados à primeira hora da manhã de hoje para as celas da Audiência Nacional.

O processo aponta para a audição de todos os detidos, a que se seguirá um encontro judicial, no final do qual qual será anunciado quem será constituído arguido.

Sugerir correcção
Comentar