Linda-a-Velha disposta a gerir o "MoveOeiras"

A propósito de um artigo de Isaltino Morais intitulado "Mobilidade e Serviço Público", publicado no boletim municipal de Oeiras, o presidente da Junta de Freguesia de Linda-a-Velha enviou-nos uma carta aberta ao presidente da câmara, que transcrevemos parcialmente:

"O "MoveOeiras" é um serviço gratuito de transporte, e é um caso de sucesso, porque transporta por mês mais de 16000 - dezasseis mil passageiros;O "MoveOeiras" transporta essencialmente idosos, jovens e crianças, estas últimas nos percursos, entre casa e escola. Contrariamente ao que afirma no V. artigo, tal facto resulta, de aproximadamente 113 - um terço - da população de Linda-a- Velha, ter hoje mais de sessenta anos de idade;
O "MoveOeiras" faculta o acesso único, a artérias desta vila, aonde outros transportes não podem chegar, dada a sua dimensão, e, não existe nenhum transporte em Linda-a-Velha, que possibilite, por exemplo, o acesso entre os Correios e o Centro de Saúde.
Só alguém que não utiliza os meios de transporte públicos em Linda-a-Velha, é que pode afirmar que não existem carências. A título de exemplo, veja-se a situação de decorridos largos anos, as centenas de viaturas da Carris, que recolhem diariamente no território de Linda-a-Velha, pouco ou nada contribuem para as necessidades da população. Não existe sequer, uma única carreira que atravesse a freguesia.
O "MoveOeiras" tem como custos fixos, os seus condutores, o combustível e a manutenção do equipamento, que aliás está na garantia de fábrica. Quanto aos custos adiantados por Vª. Exa., os mesmos carecem de fundamento, pelo que passo a explicar:
O "MoveOeiras" percorre em aproximadamente vinte minutos, um percurso de 6,1 quilómetros, dentro dos limites de Linda-a-Velha. Considerando que funciona nos dias úteis, entre as 8h00 e as 18h00, que não funciona aos domingos e feriados, e que, aos sábados, funciona apenas entre as 8h00 e as 13h00, é possível dizer, com bastante precisão, que o MoveOeiras" realiza três percursos por hora, e que, contabilizando 22 dias úteis e quatro sábados por cada mês, no seu percurso faz mais ou menos 4.400 quilómetros mensais.
Se imaginarmos, que o "MoveOeiras" gasta 20 litros de gasóleo aos cem, podemos afirmar que mensalmente os custos em combustível são de 920,48 euros, o que por ano importa num total de 11.045,76 euros.
Se imaginarmos, que o "MoveOeiras" tem dois condutores, e que cada um deles recebe o vencimento ilíquido por mês de mil euros, ao final do ano, temos o total de 28.000 euros.
No que concerne a manutenção do veículo, o mesmo tem apenas seis meses, pelo que se encontra dentro da garantia do fabricante. Logo, os custos, a existirem, serão apenas no que respeita a mão-de-obra de oficina.
Em suma, e mesmo que estas contas estejam inexactas, o Sr. Presidente deverá sempre vir justificar a quantia que indicou de "80 mil euros anuais, incluindo pessoal, combustível e manutenção do veículo". Ou seja, mais do dobro dos valores ora apresentados.
Em conclusão, em apenas seis meses de funcionamento, o "MoveOeiras" já transportou mais passageiros, que o monocarril SATU em toda a sua existência, e, por um custo, MUITO, MUITO, inferior.
Para que se saiba, os custos ora apurados do serviço "MoveOeiras", de 39.045,76 euros/ano, representam muito menos, que os custos dos assessores, consultores e directores, ora admitidos na Câmara Municipal de Oeiras. Por conhecer a realidade, é que esta Junta de Freguesia sempre disse que assumia a gestão do serviço.
Acresce que, em sessão da Assembleia Municipal de Oeiras, do passado dia 20.02.2006, foi tomada a deliberação, por maioria, de manter em funcionamento o serviço "MoveOeiras" em Linda-a-Velha.
Acresce que, através de abaixo-assinado que está a decorrer, mais de 6.000 habitantes manifestaram a sua posição de manter o serviço em Linda-a-Velha.
Por último, rogo a V°. Exa. que reponha de imediato em funcionamento o "MoveOeiras", considerando que o serviço está suspenso devido a uma "avaria" que dura há mais de dois meses, e que, à presente data, o veículo encontra-se parado nas instalações da Mercedes-Benz Portugal, na Abrunheira, concelho de Sintra.
Assim, pede-se uma de duas decisões:
Que mantenha em funcionamento o "MoveOeiras" em Linda-a-Velha; ou, uma vez conhecidos os custos efectivos do serviço, entregue a gestão do mesmo à Junta de Freguesia de Linda-a- Velha."
José Pedro Resende Barroco
Presidente da Junta de Freguesia de Linda-a-Velha

Sugerir correcção