Relatório científico norte-americano alerta para “evidente” impacte humano no clima

Foto
As alterações do clima não podem ser explicadas apenas pelos processos naturais, diz o relatório Urs Flueeler/AP

O relatório, “Temperature Trends in the Lower Atmosphere” - elaborado pelo Programa federal científico para as alterações climáticas -, afirma que as tendências verificadas nos últimos 50 anos “não podem ser explicadas apenas pelos processos naturais”, cita a BBC online.

Depois de terem reanalisado a informação sobre a atmosfera, os cientistas concluíram que as temperaturas na troposfera aumentaram 0,10 e 0,20 graus centígrados por década desde 1979. A diferença entre estes números, diz o relatório, significa “que ainda não é claro se a troposfera aqueceu mais ou menos do que a superfície terrestre”. Por isso, os investigadores afirmam que são necessários mais dados.

“O que se passa é que não temos estado a observar a atmosfera tendo em conta o clima”, comentou Peter Thorne, do Instituto britânico de Meteorologia e um dos participantes no relatório.

Sobre-aquecimento ameaça aves migradoras

Devido ao sobre-aquecimento do clima, algumas espécies de aves migradoras começam a chegar à Europa depois do período de maior abundância de insectos que lhe servem de alimento, segundo um estudo publicado na revista “Nature”, amanhã nas bancas.

Os investigadores holandeses analisaram, entre 1987 e 2003, a evolução das populações de Papa-moscas-preto (Ficedula hypoleuca), uma ave europeia que passa o Inverno na África sub-saariana e se alimenta de lagartas.

O sobre-aquecimento do clima fez avançar o período no qual estas lagartas são, normalmente, abundantes. Mas as aves não alteraram o seu período de reprodução. Como resultado, as crias do Papa-moscas-preto não encontram à sua disposição a quantidade necessária de alimento que permite a sua sobrevivência.

Christiaan Both, do Instituto de Ecologia da Holanda e o autor principal do estudo, diz que 90 por cento da população local de Papa-moscas-preto desapareceu desde que se registaram estas alterações na abundância das lagartas.

Os investigadores acreditam que a maioria das aves migradoras poderão enfrentar as mesmas dificuldades.

Sugerir correcção
Comentar