Europa Galante de Fabio Biondi abre Festival de Música da Póvoa

Programa evoca efemérides de Mozart, Shostakovich, Schumann e Lopes-Graça. Primeiro concurso de composição não teve vencedor

A 28.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), que decorrerá entre 7 e 29 de Julho, vai prestar homenagem aos compositores Shostakovich (100 anos do nascimento), Fernando Lopes-Graça (100 anos do nascimento), Mozart (250 do nascimento), Shumann (150 anos da morte) e Antonino Marta (25 anos da morte), cujas datas de nascimento ou de morte constituem efemérides em 2006. Além destes tributos, o programa inclui (dia 28) a estreia de Variações em Oiro e Azul, a peça encomendada pela organização ao compositor Fernando Lapa, que será tocada pela Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, sob a direcção de Osvaldo Ferreira.
O festival, dirigido por João Marques, é organizado pela Associação Pró-Música, com o apoio da Câmara e do Casino da Póvoa e do Ministério da Cultura, e tem um orçamento de "aproximadamente 150 mil euros", disse ontem o seu responsável, na apresentação do programa deste ano. A programação tem um cariz "abrangente", abordando "a música desde a Idade Média até à contemporaneidade", e apoiando novos valores e a criação da nova música portuguesa, acrescentou João Marques. E citou, a propósito, o convite feito a galardoados com o prémio Jovens Músicos 2006, como Quarteto de Cordas Luís Freitas Branco e a clarinetista Maria Cândida Oliveira (ambos actuam a 21 de Julho).
A orquestra italiana Europa Galante, dirigida pelo violinista Fabio Biondi, de regresso ao nosso país, abrirá o programa de concertos, no dia 8 (a noite anterior está reservada à já tradicional conferência de Rui Vieira Nery, este ano sobre Mozart), com obras de Vivaldi, Händel e Bach, entre outros. Ainda na linha da música barroca, no dia 15 actua o contratenor espanhol Carlos Mena com o grupo belga Ricercar Consort, dirigido por Philippe Pierlot.
O conjunto catalão Hespèrion XXI de Jordi Savall (dia 19) interpretará exclusivamente obras do tempo de Miguel Cervantes, num concerto que João Marques antevê como bastante concorrido, até porque foi integrado nas comemorações do quarto centenário da edição de D. Quixote de La Mancha.
No conjunto de intérpretes de oito nacionalidades diferentes, destaca-se ainda a vinda do quarteto italiano La Reverdie (23), do violoncelista holandês Pieter Wispelwey (18), do pianista russo Alexei Nabiouline (22) e do duo de guitarra Katona Twins acompanhado pelo quarteto de cordas Carducci, pelo contrabaixista Daniel Storer e pelo bandeonista Alfredo Marcucci (14).

Ópera de Mozart a fecharDo elenco nacional, relevo para a presença da cravista Ana Mafalda de Castro (11), do duo do violinista Miguel Rocha com o pianista Miguel Borges Coelho (20), a interpretarem Lopes-Graça e Shostakovich, e ainda de um conjunto de solistas portugueses que, com a Orquestra Sinónica da Póvoa de Varzim, novamente dirigida por Osvaldo Ferreira, encerrarão o programa com a interpretação duma versão de concerto da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart.
O habitual concurso pedagógico destinado às escolas terá este ano como tema À Descoberta do Património Musical.
Os concertos decorrerão no Auditório Municipal, nas igrejas matriz e da Misericórdia e no Diana-Bar, na Póvoa, mas também na Igreja Matriz de S. Pedro de Rates. Adiada continua a utilização do Cine-Teatro Garrett, que a autarquia local comprou há vários anos e onde prevê investir dois milhões de euros (metade comparticipada por verbas da zona de jogo), mas cujos trabalhos de restauro e readaptação estão atrasados. Parte do interior do imóvel já foi destruído, mas o vereador com o pelouro da Cultura, Luís Diamantino, disse ontem que a câmara aguarda agora um parecer favorável ao projecto por parte da Direcção-Geral de Espectáculos para poder continuar com os trabalhos.

Sugerir correcção