Estátua de Salgueiro Maia reerguida em Santarém

Novo jardim da cidade
com o nome do capitão
de Abril recebe estátua que foi deixada ao abandono
em armazém municipal

Santarém assistiu ontem à recolocação no espaço público da estátua do capitão Salgueiro Maia, inaugurada naquela cidade em 2004. "Foi uma festa muito bonita, estavam presentes milhares de pessoas, foi muito emocionante", disse o presidente da autarquia escalabitana, Moita Flores (PSD)."Disseram-me que uma celebração assim só no primeiro 25 de Abril depois da revolução, em 1975", acrescentou o autarca, referindo também a presença na cerimónia da família do capitão de Abril. A reinstalação da estátua de Salgueiro Maia num dos pontos nobres da cidade foi um dos primeiros projectos do novo executivo camarário de Santarém, de maioria social-democrata.
A obra iniciou-se em Março, com a construção do Jardim Salgueiro Maia, junto ao ponto onde a Estrada Nacional 3 entra na capital ribatejana e onde o capitão de Abril foi recebido em festa, quando, em 1974, regressou à cidade, depois de ter tido uma participação decisiva, à frente da coluna da Escola Prática de Cavalaria, na Revolução dos Cravos.
O jardim, um investimento de cerca de 90 mil euros, situa-se junto ao antigo hospital da cidade, na fachada da Capela da Ordem Terceira. Ali foi recolocada a estátua de Salgueiro Maia, que durante anos esteve no Largo Cândido dos Reis, mas foi retirada em 2004 devido às obras de remodelação e de construção de uma rotunda naquela área da cidade. Já no início deste ano, a maioria camarária escalabitana criticou a forma como o anterior executivo socialista "abandonou" a estátua num armazém municipal. A estátua encontrava-se tapada com uma carpete, quase debaixo de um tanque Chaimite.
Moita Flores prometeu, então, encontrar um local digno para reinstalar a estátua. O novo jardim tem um arco metálico com a inscrição "Santarém Capital da Liberdade" e arranjos com cravos vermelhos e brancos. "Foi aqui que o povo de Santarém recebeu a coluna que chegou de Lisboa após as operações militares do 25 de Abril e é o espaço afectivo por excelência daquilo que é a relação entre o povo e a Escola Prática de Cavalaria, que nessa madrugada partiu para Lisboa e que brevemente vai partir de Santarém de forma definitiva, mas fica aqui consagrada através deste ícone", lê-se num memorial que justifica a criação deste novo espaço.
O programa comemorativo dos 32 anos da revolução de Abril incluiu, ainda ontem, na cidade escalabitana, a assinatura de um protocolo de geminação entre os municípios de Grândola e de Santarém, um almoço comemorativo na Escola Prática de Cavalaria, um desfile de bandas e grupos corais e o XV Encontro de Coros do Ribatejo.
Para o presidente da autarquia ribatejana, Moita Flores, a figura de Salgueiro Maia representa a "grande síntese" do 25 de Abril, o "ponto de encontro" e a "generosidade" dos que fizeram a revolução e nada pediram em troca. J.T./J.P.H.

Sugerir correcção