Primeiro brasileiro no espaço já está na Estação Espacial Internacional

Foto
Marcos Pontes (centro) regressará à Terra a 9 de Abril com os astronautas da missão anterior Sergei Chirikov/EPA

O primeiro astronauta brasileiro, Marco Pontes, chegou hoje à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original em inglês), com dois outros astronautas. A equipa encontra-se já a bordo do complexo espacial, onde Pontes permanecerá uma semana e o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov seis meses.

Os três astronautas chegaram a bordo da nave Soyouz TMA-8, depois de terem deixado, na manhã de quinta-feira, o cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão.

A acoplagem da nave à ISS ocorreu às 05h19 e a entrada na estação espacial de Marco Pontes, o primeiro a sair Soyouz TMA-8, foi registada às 06h59. Habitualmente, o chefe da missão, neste caso Pavel Vinogradov, é o primeiro astronauta a entrar na ISS. Jeffrey Williams fechou a ligação entre a nave a estação.

Nos oito dias em que ficará na ISS, o astronauta brasileiro falará três vezes com a Terra e realizará oito experiências científicas, nomeadamente no domínio da nanotecnologia.

Pavel Vinogradov e Jeffrey Williams, que formam a 13ª equipa permanente da ISS, ficarão seis meses a bordo da estação.

Marcos Pontes regressará à Terra no dia 9 de Abril com os astronautas da missão anterior, o americano William MacArthur e o russo Valeri Tokarev, no espaço desde Outubro de 2005.

Sugerir correcção
Comentar