Teatro Viriato aposta na dança na despedida de Miguel Honrado

A dança está em destaque na última programação trimestral do Teatro Viriato, preparada por Miguel Honrado enquanto director artístico do equipamento, onde em Setembro será substituído pelo coreógrafo Paulo Ribeiro.A estreia do projecto de dança que o bailarino e coreógrafo romeno Romulus Neagu - que desde 1999 colabora regularmente com a companhia Paulo Ribeiro - preparou durante três meses com José António Correia, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, é um dos momentos principais da programação. O Ensaio de um Eros Possível é o título provisório deste dueto criado em residência nas instalações da associação, em Viseu, e que sobe ao palco do Viriato no Dia Mundial da Dança (28 e 29 de Abril).
Ainda na dança, que terá cinco espectáculos no Viriato, Zero Degrees, de Sidi Larbi Cherkaoui e Akram Khan, é apresentado em Viseu a 8 de Abril - estará também no CCB. O Novo Circo mostra-se a 21 de Abril com À Cour & En Corps, da companhia Cirque Baroque. No teatro, é proposta a peça Os Justos, de Albert Camus, pela Companhia Mala Voadora (5 e 6 de Maio). Na música, o teatro inclui recitais comemorativos dos 250 anos do nascimento de Mozart, dos 150 anos da morte de Schumann e do centenário de Schostakovich.
Miguel Honrado fez um balanço dos seus três anos de mandato no Viriato, considerando que 2004 e 2005 foram, em termos de afluência de público, "os melhores anos dos sete de funcionamento do TV", com, respectivamente, 31.809 pessoas e 22.758. "Quando decidi vir para o Teatro Viriato apostei numa programação que algumas pessoas consideraram difícil, que não seria acessível. Perante estes números que hoje se revelam provamos o contrário." M.M.

Sugerir correcção