Torne-se perito

Marte Sonda Mars Reconnaissance Orbiter já chegou ao planeta vermelho

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, já está em órbita de Marte - uma manobra delicada, que começou ontem às 21h24 (hora de Lisboa), com a ligação automática dos motores da sonda, e terminou 27 minutos depois. Mas foi ainda preciso esperar até por volta das 22h30, para que os cientistas e engenheiros da NASA festejassem, já que a sonda ficou escondida atrás de Marte durante meia hora. Quando receberam o sinal da sonda, confirmando que tinha sido capturada com sucesso pelo planeta, desataram todos numa explosão de alegria na sala de controlo da missão no Laboratório de Propulsão a Jacto, em Pasadena, na Califórnia (EUA). Até chegar ali, a sonda viajou sete meses e mais de 480 milhões de quilómetros. Tem como grande missão a procura de água, actual ou no passado, no planeta vermelho. Daqui a seis meses, quando estiver na órbita final pretendida, iniciará essa busca, além de também estudar a atmosfera marciana. Com ela, há agora quatro sondas a funcionar em redor do planeta, três norte-americanas e uma europeia.

Drogas Portugal celebra Semana do Cérebro O Ciência Viva vai dedicar todo este domingo a comemorar a Semana Internacional do Cérebro, com diversas actividades no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Em Portugal, esta semana tem por tema o cérebro e as drogas. Das 11h00 às 19h00, o pavilhão vai oferecer ateliers, assegurados por neurocientistas de várias instituições, sobre a cocaína, o ecstasy, o álcool, os opiáceos e a heroína, o MPTP, os canabinóides, a cafeína, a nicotina e sobre o cérebro ficar dependente de drogas. Além dos ateliers, onde se poderá conhecer a investigação feita em Portugal sobre as drogas, às 16h00 haverá um debate sobre a toxicodependência como doença e os mecanismos cerebrais que levam a ela. No Porto, o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) começa já hoje, às 21h30, a primeira de várias tertúlias, que vão até ao próximo sábado, e nas quais se conversará das drogas nas perspectivas fisiológica, psiquiátrica, psicológica, social, criminal e terapêutica. Haverá ainda projecção de curtas-metragens. E, a 17 de Março, o grupo Holofote convidará os cidadãos a participarem em teatro de intervenção. O programa detalhado da iniciativa do IBMC pode consultar-se em http://ibmc.up.pt/brain2006 .

Espaço Astrónomo português descobre radiogaláxia

Um investigador português descobriu uma nova radiogaláxia, situada na constelação de Pégaso, a cerca de 2000 milhões de anos-luz da Terra, anunciou o Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira (GAUM). A descoberta foi feita pela equipa de Pedro Augusto e será publicada a 21 de Março na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, noticiou a agência Lusa. Reside na supergaláxia central do Enxame de Galáxias Abell 2390. Uma radiogaláxia tem fortes emissões de ondas de rádio e sobre esta os cientistas sabiam apenas que era um local "que tinha no centro um forte ponto emissor na banda rádio do espectro electromagnético", diz um comunicado do GAUM. A equipa do astrónomo português examinou este ponto e descobriu tratar-se de uma estrutura simétrica típica de uma radiogaláxia: um núcleo central brilhante e dois jactos de plasma (matéria que surge a temperaturas superiores a 5000 graus Celsius) diametralmente opostos que dele saem. Esta galáxia estende-se por menos de 9000 anos-luz e, devido ao seu pequeno tamanho, os autores da descoberta acreditam que é jovem. Terá apenas 5000 anos, quando a idade de radiogaláxias mais "maduras" é de cerca de mil milhões de anos.

Sugerir correcção