Prémio Universidade de Coimbra 2006 atribuído a Maria Helena da Rocha Pereira

Foto
O Prémio Universidade é entregue à professora da Faculdade de Letras em Março Nelson Garrido/PÚBLICO

O Prémio Universidade de Coimbra 2006 foi atribuído à professora jubilada da instituição Maria Helena da Rocha Pereira, especialista em cultura greco-latina, anunciou hoje o reitor, Fernando Seabra Santos.

"É uma personalidade incontornável da cultura portuguesa", afirmou Seabra Santos em conferência de imprensa.

Primeira mulher doutorada numa Universidade portuguesa (em 1956), Helena Rocha Pereira dedicou-se ao estudo da cultura clássica e da literatura grega, investigando também a sua influência em autores como Camões, Bocage, Camilo, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner ou Manuel Alegre.

O latim medieval e o estudo da arte grega, em particular da pintura de vasos, são outras áreas de investigação de Maria Helena da Rocha Pereira.

Autora de "Estudos da História da Cultura Clássica" (com volumes dedica dos à Grécia e à Roma antiga), a especialista publicou também versões de grandes autores gregos e latinos, nomeadamente a antologia "Hélade", já em nona edição.

"Pelo vasto conjunto da sua obra científica e cultural, pela influência abrangente do seu magistério universitário e pelo persistente exemplo de amor a o saber e de dedicação infatigável à investigação e à difusão das línguas e literaturas clássicas, Maria Helena da Rocha Pereira emerge como uma figura notabilíssima da cultura portuguesa e europeia", considerou o júri.

Atribuído pela primeira vez a uma personalidade da Universidade de Coimbra, este prémio foi entregue, na primeira edição (em 2004), ao neurocientista Fernando Lopes da Silva e, no ano seguinte, ex-aequo, ao historiador António Manuel Hespanha e ao actor e encenador Luís Miguel Cintra.

O Prémio Universidade de Coimbra é atribuído anualmente a uma pessoa de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

Patrocinado pelo Banco Santander-Totta e com o apoio do “Jornal de Notícias”, consiste num diploma e numa dotação em dinheiro no valor de 25 mil euros.

Presidido pelo reitor da UC, o júri pluridisciplinar, com figuras de várias instituições, teve como vice-presidentes António Vieira Monteiro, administrador do Banco Santander-Totta, e José Marquitos, administrador-executivo do grupo Lusomundo.

O Prémio Universidade de Coimbra 2006 é entregue à professora da Faculdade de Letras a 1 de Março, durante a sessão comemorativa do 716º aniversário da UC.

Sugerir correcção
Comentar