Torne-se perito

NBC põe fim à série Os Homens do Presidente

O último episódio
da história que vai na sétima temporada é transmitido no dia 14
de Maio, com a eleição
de um novo Presidente

A chegada de um novo Presidente à Casa Branca marca o fim da série Os Homens do Presidente, nos Estados Unidos (EUA), depois de sete temporadas em exibição. A história do Presidente democrata Jed Bartlet (Martin Sheen) e da sua equipa acaba no dia 14 de Maio, depois de a NBC ter visto as audiências caírem.A série (com o nome original The West Wing), que ganhou quatro Emmys consecutivos na categoria de melhor série dramática, chegou a ter 17 milhões de espectadores nos EUA e foi sempre muito elogiada pela crítica. Na presente temporada os índices andam pelos 7,9 milhões e a NBC concluiu que estava na altura de acabar com a história. "Não é segredo que os índices de audiência foram duros nas últimas duas temporadas", disse o presidente da NBC Entertainment, Kevin Reilly, a justificar a decisão.
Os bastidores da presidência e os contornos dos acontecimentos políticos são o ponto de partida para a acção, que tenta dar uma visão mais humana do que se passa dentro da Casa Branca, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos da América. "Se conseguimos fazer as pessoas perceberem que servir a população é uma honra, a série já foi positiva", disse Martin Sheen, o Presidente fictício.
Na última temporada, os telespectadores estão a acompanhar a campanha eleitoral entre um candidato democrata e um candidato republicano. Só recentemente os produtores decidiram quem sai vencedor do confronto e vai substituir o Presidente Jed Bartlet, protagonizando o mandato "relâmpago" que dita o fim da série. "À medida que as audiências começaram a descer, pensámos que esta seria a forma mais natural de acabar a história", explicou John Wells, produtor executivo.
Segundo a NBC, a decisão de terminar agora a série surgiu antes da morte de John Spencer, o actor que fazia o papel de Leo McGarry, chefe de equipa e actual candidato a vice-presidente, e que teve um ataque cardíaco a 16 de Dezembro, colocando alguns problemas na continuidade da história.
Em Portugal, a série foi introduzida pela TVI, que cedo deixou de apostar no formato, depois de o ter remetido para o horário da madrugada. Actualmente, é possível acompanhar a história pelo canal de cabo AXN, que vai ainda na terceira temporada, mas que promete transmiti-la até à sua conclusão. "Posso garantir que o nosso objectivo é passar a série até ao final", disse Carlos Herran, do canal televisivo.
Actores e produtores já se reuniram numa festa de despedida, e a estação está a preparar uma retrospectiva de uma hora, que inclui uma homenagem ao actor John Spencer, para passar antes do último episódio. Para além do final de Os Homens do Presidente, a NBC está a preparar outras mudanças, com o objectivo de recuperar dos maus resultados da última temporada, os piores da história da estação.

Sugerir correcção