Evo Morales toma posse como Presidente da Bolívia

Foto
Na tomada de posse de Morales (à dta.) estiveram presentes onze presidentes da América Latina e da Europa Martin Mejia/AP

O novo Presidente da Bolívia, o indígena Evo Morales, tomou hoje posse numa cerimónia que teve lugar no Congresso de La Paz, perante vários chefes de Estado e responsáveis internacionais.

Emocionado, o novo chefe de Estado prestou juramento sobre a Constituição, antes de receber as insígnias presidenciais das mãos do Presidente interino Eduardo Rodriguez.

Morales, dirigente do Movimento para o Socialismo e líder dos produtores de coca do país, torna-se, assim, no primeiro Presidente da República indígena de toda a América do Sul e o 66º chefe de Estado da Bolívia.

Na tomada de posse do boliviano estiveram presentes onze presidentes da América Latina e da Europa e algumas centenas de convidados reunidos no Congresso de La Paz.

Na praça junto ao edifício do Congresso, milhares de índios e apoiantes de esquerda comemoraram o início dos cinco anos de mandato de Morales.

O novo Presidente, que mais uma vez se apresentou com vestes indígenas e sem os tradicionais fato e gravata, agradeceu o apoio do povo boliviano e afirmou que a sua eleição marca o início do fim de centenas de anos de discriminação e repressão da maioria que representa a população indígena.

“Quero dizer-vos, meus irmãos índios, que a campanha de resistência indígena e popular de 500 anos não foi feita em vão”, sublinhou Morales, acrescentando que enquanto estiver a “mudar a história” o fará “sem recurso à vingança”.

Sugerir correcção
Comentar