Abastecimento de água a Leiria garantido para 40 anos

Câmara investe
25 milhões de euros
no reforço da rede
de condutas

A Câmara de Leiria anunciou ontem, em comunicado, a atribuição da empreitada para o reforço do abastecimento de água à cidade, no valor de cinco milhões de euros.Este projecto, já integrado no Sistema Multimunicipal Águas do Mondego, será a primeira intervenção de grandes dimensões no fornecimento de água desde os problemas verificados em 2002, quando parte da cidade ficou sem água durante cinco dias. O corte do fornecimento verificado na altura deveu-se aos elevados níveis de poluição orgânica no rio Lis, a maior fonte do sistema de abastecimento de água do concelho.
A empreitada agora adjudicada, com um prazo de execução de 180 dias, envolve a construção de uma conduta adutora de dez quilómetros de extensão para transporte de água entre os furos de captação de Amor e o reservatório de chegada na cidade de Leiria. Esta intervenção completa uma primeira obra de menor dimensão que ligou outros furos na freguesia dos Parceiros, que já reforçam o sistema de fornecimento de água à cidade.
Para Isabel Damasceno, presidente da Câmara de Leiria, esta solução representa o "início da resolução de um problema estruturante" do concelho, garantindo a autarca que, no final desta empreitada, "acabam as preocupações quanto ao abastecimento de água" para as próximas décadas.
No comunicado, a autarquia explica ainda que esta construção é a primeira de quatro empreitadas de grandes dimensões, orçadas em cerca de 25 milhões de euros, que irão ligar a cidade aos lençóis freáticos da Mata do Urso, no concelho de Pombal.
"Leiria ficará com uma capacidade de abastecimento de 825 litros por segundo em 24 horas, provendo as necessidades globais do concelho para os próximos 40 anos", adianta.
Por outro lado, a ligação da cidade a furos de maior dimensão vai reduzir a dependência do rio Lis, um curso de água que tem estado sujeito a vários atentados ambientais.
Além disso, a água dos furos de Amor é captada "em aquíferos subterrâneos com água de características de maior qualidade e menos susceptível a contaminação", o que irá melhorar o produto final.

Sugerir correcção