Telescópio Hubble fotografa companheira da Estrela Polar

Foto
A estrela que observámos está tão perto da Polar que foi preciso toda a resolução do Hubble para a ver Center for Astrophysics/AP

O telescópio espacial Hubble permitiu aos astrónomos da Nasa (agência espacial norte-americana) fotografar pela primeira vez uma estrela que, até agora, estava demasiadamente próxima da estrela polar para poder ser vista.

A Estrela Polar é, de facto, um sistema triplo de estrelas, que não pode ser observado com pequenos telescópios. A primeira companheira da estrela polar, a Polaris B, é conhecida desde 1780, mas a Polaris Ab só agora foi observada.

"As capacidades excepcionais do Hubble permitiram aos cientistas ver o universo com um maior detalhe e pormenor", disse Michael Moore, responsável pelo programa Hubble da Nasa.

"A estrela que observámos está tão perto da Polar que precisámos de toda a resolução do Hubble para vê-la", explicou a astrónoma Nancy Evans, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

"A diferença de luminosidade entre as duas estrelas dificulta a observação", salienta o astrónomo Howard Bond, do Instituto de Telescópios Espaciais, em Baltimore. A Polar é uma estrela duas mil vezes mais brilhante do que o Sol, enquanto a sua companheira é pequena e de fraca luminosidade. "Com o Hubble, tirámos da escuridão a companheira da estrela do Norte".

Os cientistas, que apresentaram as suas informações no 207º encontro da American Astronomical Society, pretendem continuar a observar aquele sistema estelar durante vários anos.

A Estrela Polar está alinhada com o Pólo Norte terrestre e faz parte da constelação Ursa Menor, de que é o astro mais luminoso. Está situada a 600 anos-luz da Terra.

O telescópio espacial Hubble é um projecto de cooperação internacional entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia.

Sugerir correcção
Comentar