A polifonia de frei Manuel Cardoso ao vivo e em disco

O maestro e musicólogo Vasco Negreiros é o responsável pela gravação, apresentada hoje na Igreja de São Vicente de Fora

O Vocal Ensemble, agrupamento que se tem dedicado à interpretação de música antiga sob a direcção de Vasco Negreiros, gravou pela primeira vez na íntegra uma colectânea portuguesa de polifonia sacra: o Livro de Vários Motetes, de frei Manuel Cardoso, obra representativa de um dos períodos áureos da música ibérica. Trata-se de um álbum de três CD, editados pela Arte Mágica, que terão hoje, às 21h30 (entrada livre), o seu lançamento em Lisboa, com um concerto na Igreja de São Vicente de Fora. Uma selecção das obras gravadas será intercalada por peças para órgão interpretadas por João Vaz no magnífico instrumento construído em 1765 por Fontanes de Maqueixa. "O órgão vai servir como separador das diferentes estações do ano litúrgico expressas pela música de Cardoso: Advento, Quaresma, Paixão de Cristo e Comemoração da Morte", explicou Vasco Negreiros. "Em cada um destes momentos o Vocal Ensemble cantará num ponto diferente da igreja aproveitando assim as potencialidades do espaço. As peças para órgão são na sua maioria extraídas da colecção Flores de Música, de Manuel Rodrigues Coelho, cuja publicação conta com um elogioso parecer de Cardoso."
O Livro de Vários Motetes foi publicado em 1648, sob o patrocínio do rei D. João IV (músico e melómano incansável, que reuniu uma das maiores bibliotecas musicais da Europa), a quem é dedicado. Em 2006 deverá ir a prelo uma edição fac-similada na Imprensa Nacional - Casa da Moeda, com prefácio de Vasco Negreiros. "Trata-se de um livro magnificamente impresso que resulta de um grande privilégio que Cardoso teve no final da vida. As obras teriam sido seleccionadas pelo próprio compositor e o conjunto é muito mais variado do que as outras edições da época, normalmente dedicadas a um género específico: Missas, Magnificats, etc.", contou Negreiros. "Neste caso temos uma enorme variedade de categorias litúrgico-musicais, destinadas a várias cerimónias do Ano Litúrgico."

Abordagem centradana retórica
Maestro, compositor e professor na Universidade de Aveiro, Negreiros dedicou a tese de doutoramento a esta colecção, centrando a sua análise no plano da retórica musical. "Cardoso é um compositor muito consequente na relação texto-música, que é muito rigorosa a vários níveis. Não usa, por exemplo, o mesmo motivo duas vezes em passagens diferentes e cria filigranas musicais onde tira partido de cada sílaba. Os madrigalismos [efeito que pretende traduzir musicalmente o significado de uma palavra ou expressão] tanto podem ser audíveis como apenas perceptíveis ao intérprete. Por exemplo, quando o texto fala de "vales que se preenchem e montes que se abaixam", encontramos exemplos de topografia musical, na disposição gráfica das notas."
O Vocal Ensemble nasceu como um grupo experimental no âmbito do doutoramento de Vasco Negreiros, cujo projecto envolvia uma vertente de musicologia aplicada, tendo cantado o Livro de Vários Motetes por todo o país, Alemanha, Reino Unido, Brasil e França. Inicialmente formado por alunos da Universidade de Aveiro, é hoje constituído apenas por cantores.
A relação texto/música, a pronúncia do latim, a valorização de palavras-chave foram algumas das principais preocupações na interpretação. "A nossa abordagem é centrada na retórica, na percepção do texto e divisão entre as palavras. De certa forma, é o oposto do que fazem alguns grupos ingleses como por exemplo os Tallis Scholars, que optam por um "legato" total e pela respiração coral permanente. Creio que a separação das palavras dá origem a um discurso muito mais vivo, mas o fascínio da interpretação reside precisamente na diversidade."

Sugerir correcção