China engloba Portugal na sua "parceria estratégica global"

Foto
Sócrates e Wen deverão abordar questões como a imigração e os têxteis chineses no contexto europeu Michael Dolezal/EPA

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, inicia hoje uma visita oficial a Portugal destinada a colocar as relações diplomáticas entre os dois países num nível apenas comparável com outros quatro Estados europeus. Na Europa, a "parceria estratégica global" é apenas concedida pela China ao Reino Unido, a França, à Alemanha e a Espanha.

De acordo com uma fonte do gabinete do primeiro-ministro português, citada pela Lusa, esta "relação especial", a que a China chama "parceria estratégica global", prevê um tratamento preferencial para Portugal e uma intensificação dos contactos bilaterais.

A visita, que se prolonga até amanhã, assume para Portugal "grande peso político e económico", expresso nas significativas delegações que acompanham os dois primeiros-ministros, Wen Jiabao e José Sócrates, no encontro previsto para hoje à tarde.

A componente bilateral marcará a reunião entre Sócrates e Jiabao, com a assinatura da declaração conjunta que estabelece a "parceria estratégica global" e conversações sobre acordos bilaterais ainda pendentes, visitas sectoriais recíprocas e, no âmbito do investimento, identificação de áreas com potencialidade de crescimento.

Os dois chefes de Governo deverão abordar ainda questões como a imigração e os têxteis chineses no contexto europeu; as relações entre a China e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente em relação aos investimentos; a evolução das negociações multipartidas com a Coreia do Norte; e as relações sino-japonesas.

A China pretende ainda pedir o apoio de Portugal para o levantamento do embargo militar imposto pela União Europeia em 1989, na sequência da repressão dos manifestantes pró-democracia na Praça de Tiananmen.

Depois do encontro, e antes das declarações à imprensa, Wen e Sócrates presidem à assinatura de uma dezena de acordos bilaterais (para a cooperação em matéria jurídica e judicial, saúde, protecção recíproca de investimentos, ensino da línguas chinesa e portuguesa) e empresariais (memorandos de entendimento e acordos de cooperação entre os sectores dos moldes, comunicações e tecnologia).

Nesta primeira visita a Portugal de um primeiro-ministro chinês nos últimos 13 anos, Wen Jiabao manterá também encontros com o Presidente da República, Jorge Sampaio, e com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e participará em dois seminários - um económico e outro sobre cooperação nas áreas da educação e da cultura.

O programa inclui ainda uma visita à Parque Expo, decorrente da cooperação entre os dois países quanto à troca de experiências sobre a organização da Expo 98, com vista à Exposição Mundial de Xangai de 2010.

Wen Jiabao é o mais alto dirigente chinês a visitar Portugal oficialmente desde a transferência de soberania de Macau, em Dezembro de 1999.

Sugerir correcção
Comentar