Torne-se perito

Sonda japonesa Hayabusa conseguiu recolher poeiras de asteróide Itokawa

Agora, o objectivo é trazer as amostras para a Terra, para serem estudadas pelos cientistas

A sonda espacial japonesa Hayabusa conseguiu cumprir a sua missão, aterrando no asteróide Itokawa para recolher algumas poeiras, que tentará agora trazer para a Terra, anunciou a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). Se tiver sucesso no regresso ao nosso planeta, em 2007, será a primeira vez que serão trazidas para a Terra amostras destas rochas errantes do sistema solar, que se julgam ser restos da formação dos planetas.O módulo Minerva da sonda aterrou no asteróide na madrugada de sábado e disparou um projéctil de cinco gramas, a uma velocidade superior a mil quilómetros por hora, para fazer saltar algumas poeiras, que depois aspirou por um tubo. "Se tivermos em conta que este asteróide surgiu há cerca de 4600 milhões de anos, estas amostras parecem-se com fósseis do sistema solar", explicou Yasunori Matoba, porta-voz da JAXA, citado pela AFP.
"Estou muito satisfeito por ouvir dizer que a sonda colheu as amostras. É a primeira vez que acontece, e este feito vai contribuir muito para a exploração humana do espaço", comentou o ministro da Ciência japonês, Iwao Matsuda, num depoimento citado pela agência Reuters.
A sonda está a cerca de 300 milhões de quilómetros da Terra, de onde envia os dados aos investigadores. Hayabusa ("falcão" em japonês), lançada em 2003, deverá iniciar a viagem de regresso à Terra em 2007, depois de uma viagem de dois mil milhões de quilómetros no espaço.
A cápsula com as amostras do asteróide (uma rocha que mede apenas 600 metros de comprimento por 300 de largura) deve ser deixada cair no deserto da Austrália, em Junho de 2007.

Sugerir correcção