Regresso da sonda japonesa Hayabusa dificultado por problemas de propulsão

Foto
A sonda terá conseguido recolher amostras no asteróide Itokawa Jaxa/AP

A sonda japonesa Hayabusa, actualmente a 300 milhões de quilómetros da Terra, está com dificuldades em regressar devido a um problema no sistema de propulsão, o que poderá pôr em causa o sucesso da missão.

A Agência de Exploração Espacial Japonesa (Jaxa), responsável pela missão, detectou uma avaria num dos motores que permitiria à sonda controlar a sua posição.

“Por causa deste problema não conseguimos orientar a antena da Hayabusa em direcção à Terra. Não podemos iniciar o processo de regresso enquanto este problema não estiver resolvido”, admitiu um porta-voz da agência.

Se a Jaxa não encontrar uma solução até meados de Dezembro, a agência deverá esperar três anos para que a sonda e a Terra se encontrem novamente numa posição e distância “ideais para empreender o trajecto de regresso”. Mas neste caso, as baterias da sonda poderão não aguentar os três anos, lembrou a Jaxa.

Na semana passada, a agência anunciou que conseguiu “recolher amostras de poeira do asteróide Itokawa (...), graças à Hayabusa”.

A Hayabusa ("falcão" em japonês), lançada em 2003, deverá regressar à Terra em 2007, depois de uma viagem de dois mil milhões de quilómetros no espaço.

Sugerir correcção
Comentar