Empresa na Hora: fixadas as regras para registo de domínios .pt

Foto
DR

As regras para o registo de novas empresas na Internet com o domínio ".pt" foram fixadas hoje através de um protocolo assinado entre a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) e o Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

A FCCN vai efectuar o registo de domínios ".pt" dos nomes de empresas constituídas no âmbito da iniciativa Empresas na Hora, que permite a constituição imediata de sociedades comerciais unipessoais, por quotas ou anónimas. Este registo será feito diariamente, com base nas informações comunicadas pelo ITIJ, e de forma gratuita no primeiro ano.

O domínio de cada empresa ficará alojado na FCCN e será gerido pelo ITIJ até que a própria empresa assuma a sua gestão, através do envio de todos os elementos necessários à FCCN e de acordo com as regras de registo de domínios em ".pt".

O nome do site coincide dentro do possível com o da empresa e fica registado em seu nome, com o seu número de contribuinte.

"Esta iniciativa contribuirá para colocar as empresas assim constituídas com uma janela na Internet e promoverá o ‘.pt’ como o domínio dos portugueses", de acordo com Luísa Lopes Gueifão, directora do registo de domínios ".pt", segundo o comunicado divulgado hoje pela FCCN.

O Governo anunciou este mês o alargamento da iniciativa Empresas na Hora a seis novos locais de atendimento – Braga, Beja, Vila Nova de Gaia, Guarda e Bragança. Até 14 de Novembro tinham sido constituídas 1117 empresas através deste sistema. A FCCN afirmou em comunicado que já atribuiu domínios a todas as empresas.

Sugerir correcção
Comentar