Achados alguns dos utensílios humanos mais antigos da Beira Interior

Foto
De acordo com a autarquia, a descoberta está a ser estudada pelo director do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo DR

A Câmara Municipal do Fundão anunciou hoje a descoberta, na Serra da Gardunha, de património arqueológico que deverá ser o mais antigo encontrado na região da Beira Interior. Os artefactos arqueológicos são atribuídos ao período Paleolítico Inferior.

A descoberta está a ser estudada pelo director do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo, refere a nota da autarquia.

Segundo aquele responsável, "tratam-se provavelmente dos utensílios humanos mais antigos encontrados até hoje no território da Beira Interior, entre Monfortinho e a Guarda".

Os achados são "materiais líticos (machado e lascas)" encontrados nas freguesias de Donas e Alcongosta.

"Esta descoberta tem um importante significado, já que vem dilatar grandemente o conhecimento da pré-história da Beira Interior", salienta a autarquia.

Em causa está a redefinição das concepções geográficas da ocupação humana da Beira Interior, durante o Paleolítico.

No ano passado foram também detectadas no concelho do Fundão diversas gravuras rupestres esculpidas em rochas junto ao Rio Zêzere, na freguesia da Barroca, atribuídas ao Paleolítico Superior.

A descoberta "vai ser seguida por estudos complementares", conclui a Câmara do Fundão.

Sugerir correcção
Comentar