Tempestade tropical “Gamma” faz três mortos e vários desaparecidos nas Honduras

Foto
Nas Honduras, mais de cinco mil pessoas abandonaram as suas casas e estradas e pontes ficaram fortemente danificadas AP/Diario el Tiempo

Três pessoas morreram e várias estão desaparecidas vítimas das inundações provocadas pela passagem da tempestade tropical “Gamma”, hoje, nas Honduras. Nas últimas horas, a “Gamma” foi aumentando lentamente de intensidade e dirige-se agora para Belize e para a Península do Iucatão, no México. Este será o 24º furacão a atingir o Atlântico.

De acordo com as últimas previsões, a tempestade tropical deverá chegar ao Belize e a Iucatão ainda este fim-de-semana, seguindo depois para Cuba e Florida, nos Estados Unidos, onde é esperada na tarde de segunda-feira.

O alerta para chuvas fortes e inundações foi já dado na costa norte de Belize e na região sul da Península de Iucatão, bem como nas Ilhas Bay, nas Honduras.

As chuvas fortes provocadas pela “Gamma” foram sentidas na América Central, principalmente nas Honduras, onde as inundações atrasaram as operações de socorro à população, segundo indicou à AP o coordenador da protecção civil do país, Luis Gomez, que recomendou o armazenamento de água e alimentos para os próximos dias.

Jose Ramon Salinas, responsável pelos serviços de emergência das Honduras, indicava ontem que mais de cinco mil pessoas tinham sido retiradas das suas habitações e as estradas e pontes sofrido vários danos ou ficado totalmente destruídas, levando ao isolamento de várias cidades.

Segundo o Centro Nacional de Furacões norte-americano, pelas 12h00, a tempestade situava-se 205 quilómetros de Belize e a 365 quilómetros de Tulum, no México. Os ventos máximos registados atingiram os 75 quilómetros por hora, sendo que a tempestade estava a deslocar-se a uma velocidade de nove quilómetros/hora em direcção a norte-noroeste.

“Gamma” poderá ganhar mais intensidade nos próximos dias mas não é esperado que ganhe a força de um furacão, de acordo com a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar