Pré-aviso de greve na Ovarense

Direcção do Estoril pretende pagar parte dos salários em atraso na próxima semana

Os futebolistas da Ovarense decidiram ontem, por unanimidade, avançar com um pré-aviso de greve para o jogo com o Portimonense, da 12.ª jornada da Liga de Honra, agendado para o dia 27 de Novembro, se até à próxima sexta-feira, dia 25, não for liquidado o diferencial do salário de Setembro e o mês de Outubro, anunciou o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista. "Como o clube faltou à verdade, não liquidando o remanescente do ordenado de Setembro, nem o vencimento de Outubro, os jogadores decidiram, por respeito aos adeptos e à cidade, accionar o pré-aviso de greve e não avançar com a rescisão contratual", disse à Lusa o dirigente sindical, após uma reunião com o plantel.
O pré-aviso de greve terá já entrado ontem nos serviços do Ministério do Trabalho, uma vez que são necessários cinco dias úteis para que seja efectivado.
No dia 11 de Novembro, a direcção da Ovarense, presidida por Carlos Brás, pagou apenas uma percentagem do salário exigido, pelo que os futebolistas avançaram com um pré-aviso de rescisão colectiva. "A atitude da direcção da Ovarense revela total incapacidade para resolver o problema e não contribui para as soluções exigidas pelos jogadores", acrescentou Evangelista. "Há situações dramáticas na Ovarense e alguns jogadores só têm conseguido sobreviver com a ajuda de familiares e amigos", revelou.
A viver uma dessas situações está Artur, que na semana passada se demitiu do cargo de capitão de equipa, numa altura em que o clube lhe deve oito meses e meio de ordenados. "Tem sido complicado viver assim. Desde sempre acreditei nas pessoas, mas não podemos viver de promessas. Iniciámos a nova época e os problemas são os mesmos. Está tudo na mesma", afirmou o jogador, que enverga a camisola da Ovarense há 17 anos.
Quanto ao Estoril-Praia, a administração da SAD esteve ontem reunida com os futebolistas, a quem transmitiu que na próxima semana será já possível liquidar parte importante dos salários em dívida. No dia 11, os jogadores avançaram com um pré-aviso de rescisão colectiva e tinham decidido esperar até ontem para voltar a analisar a situação.
Com ordenados em atraso continuam igualmente os jogadores do Marco, que receberam na quinta-feira garantias da direcção do clube da Liga de Honra de que vai liquidar os dois vencimentos em atraso em duas fases. O primeiro será pago na quarta-feira e o restante no dia 25, segundo anunciou o SJPF.

Sugerir correcção