Lisboa: mais de mil assinaturas pedem criação de freguesia do Oriente

Foto
DR

A Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN) começou na sexta-feira passada a recolher assinaturas a favor da aprovação do projecto de lei n/o 100/X/1, da autoria do deputado Rui Gomes da Silva (PSD), que defende a criação da freguesia do Oriente.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN) começou na sexta-feira passada a recolher assinaturas a favor da aprovação do projecto de lei n/o 100/X/1, da autoria do deputado Rui Gomes da Silva (PSD), que defende a criação da freguesia do Oriente.

"Não temos ainda números certos, mas já temos provavelmente mais de mil assinaturas", que estão a ser recolhidas através da Internet e em vários estabelecimentos do Parque das Nações, disse José Moreno, da associação.

De acordo com o representante, o objectivo é recolher mais de quatro mil assinaturas para obrigar à apreciação do projecto de lei pela Assembleia da República.

Actualmente, a zona está repartida entre a freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, e as freguesias de Moscavide e Sacavém, no concelho de Loures, uma situação que, na opinião dos moradores, coloca vários problemas à comunidade ali existente, como falta de transportes públicos e de equipamentos, como escolas e um centro de saúde.

Segundo José Moreno, o Parque das Nações tem actualmente entre 15 mil a 17 mil residentes e estima-se que terá de 25 mil a 30 mil habitantes "dentro de dois ou três anos", números baseados nos prédios já existentes e em construção, estimando-se que outras tantas pessoas trabalhem nesta área.

Os signatários sustentam que "o sistema de transportes públicos é inacreditavelmente escasso, a escola Vasco da Gama (infantil e básica) está saturada, não foi sequer iniciada a construção do novo centro de saúde, o estacionamento é já caótico".

Na opinião dos subscritores, a petição "assume carácter de urgência visto o processo de transferência de competências entre a Parque Expo, S.A.e o município de Lisboa estar em fase de conclusão para que a divisão do Parque das Nações em três parcelas não ganhe estatuto de facto consumado e para que a gestão da Câmara possa desde o início assumir-se como uma gestão integrada e sustentada".

A proposta subscrita por Rui Gomes da Silva, entregue em Junho na Assembleia da República, baixou à Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Em Novembro do ano passado, os partidos de esquerda da Assembleia Municipal de Lisboa deram um parecer negativo ao projecto de lei, e consideraram que "a resolução dos problemas detectados poderá em parte ser alcançada através da incorporação do Parque das Nações num só concelho e não através da criação de uma nova freguesia em Lisboa".