Pereira Coutinho quer investir 800 milhões em telecomunicações

SGC lançou ontem a AR Telecom, assente numa infra-estrutura digital criada pelo grupo

Sete anos depois de ter iniciado a "aventura" das telecomunicações, a holding de João Pereira Coutinho, SGC, anunciou ontem o lançamento de um novo operador em Portugal, a AR Telecom, projecto assente numa infra-estrutura digital própria, desenvolvida pelas unidades tecnológicas do grupo nos Estados Unidos da América (EUA) e em Espanha.A AR Telecom, sucessora da Jazztel - operador de telecomunicações adquirido em 2003 pela SGC e que agora é absorvido -, arranca com uma oferta de voz fixa, Internet de alta velocidade, televisão digital e videoconferência, o chamado triple play. A cobertura de rede estende-se apenas a Lisboa e Porto. Mas Pereira Coutinho afirma que o objectivo é cobrir o país todo com esta nova rede de tecnologia digital, apoiada em antenas de rádio FWA. Para o efeito, prevê um investimento de 800 milhões de euros nos próximos cinco anos. O investimento será financiado através de fundos próprios e bancos internacionais, mas estão em aberto outras alternativas, inclusive mercado de capitais.
Actualmente, a SGC tem em Portugal cerca de 200 trabalhadores, mas o grupo prevê criar mais 400 postos de trabalho para a área de telecomunicações em 2006. A SGC investiu até agora 300 milhões de euros, uma boa parte na aquisição de empresas - a Jazztel custou 10 milhões de euros. Em 2003, foi comprada uma empresa no Brasil, a ACOM, um projecto onde está igualmente a ser testado em 52 cidades a nova rede digital da SGC, chamada tmax.
Miguel Martins, presidente da SGC, explicou, perante uma vasta plateia - onde estava o ministro da Economia, numerosos políticos (Jorge Coelho, António Lobo Xavier) e nomes ligados ao Compromisso Portugal (Jorge Armindo, Diogo Vaz Guedes, António Mexia) -, que o grupo pretende internacionalizar a tecnologia tmax, e usar Portugal e o Brasil como montra para o mundo desta infra-estrutura digital. O grupo ganhou recentemente um concurso na Lituânia, para onde vai exportar a tmax. A Europa do Leste é o alvo preferencial da SGC para exportação da tecnologia.
Actualmente, a SCG fabrica os equipamentos necessários nos EUA e Itália, mas admite poder vir a fazê-lo numa indústria em Portugal, se forem criadas condições para isso.
A AR arranca com 30 mil clientes da Jazztel e com o objectivo de ter, dentro de dois anos, 20 por cento de quota de mercado das áreas cobertas pela tmax, nos negócios em que está envolvida. Os pacotes de oferta de triple play da AR Telecom oscilam entre 10 e 55 euros por mês. O pacote standard - 30 canais de televisão, chamadas gratuitas de rede fixa dentro do grupo, videoconferência e Internet de alta velocidade com dois mbps - custa 35 euros.

Sugerir correcção