Fafe recebe o maior parque éolico português

O parque eólico, construído pela espanhola Gamesa, é o maior do pais e representa um investimento de 90 milhões de euros

O maior parque eólico nacional, instalado em Terras Altas de Fafe, foi ontem à tarde inaugurado numa sessão presidida pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra. O complexo de aproveitamento da energia do vento, construído pela espanhola Gamesa Energia, representa um investimento de 90 milhões de euros.O parque eólico Terras Altas de Fafe, tem uma potência total instalada de 80 megawatts (MW) e representa dez por cento da potência total instalada em energia eólica, em Portugal.
Estima-se em 180 gigawatts a energia que será produzida anualmente no parque, o que representa o dobro do consumo em baixa tensão do concelho de Fafe e é suficiente para abastecer uma população de 115 mil habitantes. A exploração do parque, segundo os seus promotores, evita a produção de 73 mil toneladas por ano de dióxido de carbono e um consumo de 49 mil toneladas equivalentes de petróleo.
Na inauguração do parque eólico estiveram também presentes o presidente da Câmara de Fafe, José Ribeiro, o conselheiro delegado da Gamesa, Juan Ignacio López Gandásegui e o administrador delegado da empresa em Portugal, Álvaro de Freitas.
"Este é o nosso petróleo", afirmou ao PÚBLICO José Ribeiro, que considerou ainda que aquele complexo "valoriza o concelho, principalmente numa altura em que o Governo dá prioridade às energias alternativas".
José Ribeiro defendeu que a instalação daquele parque terá "imensos reflexos directos e indirectos na economia do concelho. Neste ponto, o edil, sem esquecer o grande investimento realizado, que terá "reflexo na restauração", referiu as rendas pagas ao município e aos proprietários - que no total se contabilizam num milhão de euros por ano. A infra-estrutura, geradora de postos de trabalho no concelho, "vai suscitar procura e em 20 anos de concessão trará pessoas, empresas e empresários", frisou ao PÚBLICO, José Ribeiro.
Com a instalação deste complexo eólico, a Gamesa Energia consolida a sua posição no mercado eólico português, onde conta com 100 MW instalados, ao que se irão juntar um novo parque em construção e outros em fase avançada de projecto, estando prevista a sua construção nos próximos dois anos, totalizando 300 MW.
O Governo iniciou recentemente um concurso para a atribuição de mais potência eólica - dois lotes (1000 e 500 MW) para dois grandes operadores.

Até ao final do ano, será lançado novo concurso para atribuição de 200 MW a pequenos produtores.

O Executivo prevê que o investimento em energia eólica até 2013 atinja os 3700 milhões de euros.

Sugerir correcção