Spea identifica áreas mais importantes para as aves marinhas
Foram já percorridos sete mil quilómetros de barco, tendo sido efectuados censos visuais que permitiram identificar 39 espécies de aves marinhas.
"As nossas populações de aves marinhas são excepcionais em termos de diversidade e raridade” considerou o director da Spea, Luís Costa, lembrando o exemplo da Freira da Madeira.
A identificação das áreas mais importantes para as aves marinhas e a sua designação como áreas protegidas, por exemplo através da Rede Natura 2000 (uma rede europeia de sítios designados para a conservação de habitats e espécies) surge assim como uma ferramenta fundamental para a conservação das espécies.
"O projecto LIFE, coordenado pela Spea, representa a ferramenta ideal para designar estas áreas, usando as aves como indicadoras da qualidade marinha", frisou o mesmo responsável.
Cerca de 20 por cento do território nacional está incluído na lista de sítios classificados como Rede Natura 2000, mas apenas uma ínfima percentagem diz respeito a zonas costeiras. Por outro lado, a aprovação do plano sectorial da Rede Natura 2000, cuja versão preliminar está disponível desde Janeiro, continua atrasada. "Espero que a publicação dos planos seja rápida e participada porque é preciso conciliar vários interesses", declarou Luís Costa.
O mesmo se passa nas zonas marinhas, onde é necessário chegar a um consenso entre a conservação das espécies e outros sectores como as pescas e o turismo. "Só com os planos de gestão se poderão atingir os objectivos de conservação", frisou o director da Spea.
A associação lembrou, em comunicado, que “Portugal possui a maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Europa e a conservação dos valores e recursos naturais constitui um desafio de gestão e protecção para o Governo”.
O seminário realizado hoje, organizado pela Spea, pretendeu ser a “primeira oportunidade para debater a ampliação da Rede Natura ao meio costeiro e marinho português”.
A Spea é uma organização não governamental de ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Faz parte da Birdlife International, uma organização internacional que actua em mais de cem países.