Presidenciais: Jorge Sampaio espera "campanha disputada e esclarecedora"

Foto
Jorge Sampaio está com os reis de Espanha nos Açores Eduardo Costa/Lusa

"Acho muito bem que haja candidatos e que a discussão seja mais intensa", que seja "uma campanha disputada e esclarecedora", disse o Presidente da República, em declarações à SIC nos Açores, onde está de visita com os reis de Espanha, comentando o facto de haver vários potenciais candidatos a Belém, à direita e à esquerda.

O antigo Presidente e fundador do PS Mário Soares é uma das personalidades que está, desde o passado fim-de-semana, em reflexão sobre uma eventual candidatura, a par de outro militante histórico dos socialistas, o deputado e poeta Manuel Alegre.

À direita, o antigo primeiro-ministro do PSD Cavaco Silva é outra das candidaturas possíveis. O antigo líder social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa admitiu também reflectir sobre o assunto se Cavaco Silva se colocar fora da corrida.

Perante este cenário, o chefe de Estado evitou fazer muitos comentários, mas afirmou que o interesse pelo debate presidencial prova a importância do cargo que exerce desde 1996: "Estamos todos a dar-nos conta de que é um lugar com significado para o sistema político português".

Jorge Sampaio não se pronunciou sobre os candidatos à sua sucessão, dizendo apenas que "o povo português nunca se enganou nas suas escolhas". E dizendo que confia na escolha dos eleitores, afirmou: "Esperemos estar todos iluminados para escolher o melhor".

O Presidente da República teve ainda uma resposta "divertida", como confessou, face à hipótese de voltar a candidatar-se a Belém, após um interregno de alguns anos, como acontece agora com Mário Soares.

"Digo uma frase que está na moda, 'nunca digas nunca'. Eu acho que é uma frase que está na moda. Acho divertido dizê-la", afirmou, com um sorriso.

"Nunca digas nunca" foi a frase utilizada pelo actual ministro dos Negócios Estrangeiros e fundador do CDS Diogo Freitas do Amaral, admitindo uma eventual candidatura a Belém.

Sugerir correcção
Comentar